DJ Fulô prepara uma seleção imperdível especialmente para abertura do Parque de Inverno. Nesta sexta-feira (26), às 18h30, na Arena Dominó do Sesc. Grátis.
Oficina
Uma experiência de construção de cataventos que convida o público a explorar cores, formas e o movimento do vento. Uma vivência criativa e sensível para todas as idades. “Jardim de Cataventos”, com educadores em tecnologias e artes, na sexta-feira (26), às 19 horas, e no sábado (27) e no domingo (28), às 14 horas, no Espaço Quebra Sol do Sesc. Grátis.
Circo
Pernaltas, acrobatas, circenses e brincantes recebem o público, apresentando e ensinando diferentes passos, acrobacias e malabares. “Trupe do Quintal”, nesta sexta-feira (26), às 19 horas, no Parque Aquático do Sesc. A partir de 7 anos. Grátis.
+ Música
A fanfarra latina desfila de forma performática em plena interação com o público ao som de cumbias contagiantes e dançantes representando a iconografia de la Fiesta de Muertos. “Cumbia Calavera”, nesta sexta-feira (26), às 20 horas, na Arena Dominó do Sesc. Grátis.
+ Oficina
A oficina convida o público a criar seus próprios sticks de malabares. Uma vivência manual e criativa, onde o confeccionar encontra o brincar com o corpo, despertando coordenação, ritmo, imaginação e diversão. “Fazendo Malabares: Bolinhas e Swing Poi”, no sábado (27) e no domingo (28), às 10 e às 14 horas, na Arena Dominó do Sesc. Grátis.
Feiras
No sábado (27), das 10 às 19 horas, o Parque Infantil, no Centro, recebe mais uma edição da Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária. O público poderá conferir o trabalho de mais de 50 expositores, com opções de artesanato, gastronomia, brechós, produtos personalizados, papelaria artesanal, itens sustentáveis e muito mais.
No mesmo dia, das 16 às 21 horas, tem Feira de Economia Criativa na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, com diversos expositores. No Espaço Infantil, haverá playground (grátis) e brinquedos infláveis e cama elástica (com custo adicional).
Já no domingo (28), das 16 às 21 horas, a Vila Harmonia recebe mais uma edição da GiraFeira na Praça dos Advogados, com mais de 80 expositores. A cantora Paula Crespo apresenta um repertório composto por MPB, pop rock e xote, acompanhada pela musicista Viviani Zacaro.
Literatura
Um encontro pautado na ludicidade, na valorização das culturas de origem e na inclusão, respeitando a diversidade de saberes, ritmos e modos de aprender de cada criança e adolescente. Rodas de leitura, contação de histórias, lendas, mitos e narrativas da cultura popular brasileira e africana, com incentivo à participação ativa das crianças. “Leiturada”, com Cangaço Cultural, no sábado (27) e no domingo (28), às 10 horas, na Banco do Parque do Sesc. A partir de 4 anos. Grátis.
E + Oficina
A oficina “Impressão e Protesto”, com Dinelli, mistura história da arte e prática para criação coletiva de cartazes. Serão apresentados exemplos históricos, com debate sobre legado artístico, para a definição de temas que orientarão a experimentação artística coletiva, partindo de diferentes técnicas manuais. Ao final, as artes são digitalizadas e compartilhadas. No sábado (27) e no domingo (28), às 14 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc. A partir de 16 anos. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
‘Soul + Flashback’
O Parque Municipal do Botânico recebe no sábado (27), a partir das 16 horas, mais uma edição do “Soul + Flashback”, uma iniciativa de Adriana Minotti e Silvia Mazzeo, do Grupo Sou Mais Flashback, em parceria com os coletivos Embalos do Flashback e Tamo Junto, com o objetivo de criar um espaço de escuta, convivência e bem-estar por meio da dança.
+ Circo
Números tradicionais se transformam em cenas vivas: malabares viram dança, bolhas de sabão se tornam poesia no ar, e o público se faz parte essencial da brincadeira. “Suspiros e Burbujas”, com Laguz Circo e Teatro, no sábado (27), às 16 horas, na Arena Dominó do Sesc. Grátis.
Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
Dentro da programação da 38ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (Slamc), no sábado (27), às 17 horas, no Palacete das Rosas, acontece a leitura dramatizada “Banquete”, texto de Jéssica Ferreira (Jezz), que utiliza a metáfora de um banquete para discutir silenciamento, autonomia e resistência. Às 20h30, no Teatro Municipal, Jorge Vermelho apresenta “Aquele que tem os pés inchados”, espetáculo inspirado no mito de Édipo que propõe uma reflexão sobre memória, destino e pertencimento.
Já no domingo (28), o Teatro Municipal recebe, às 19 horas, o cerimonial de encerramento da Slamc. Em seguida, às 19h30, será apresentado o espetáculo “Imagens que Dançam”, de Sabrina Kelly. A montagem de dança afro-contemporânea transforma referências de importantes artistas negras em movimento, celebrando ancestralidade, resistência e a construção de novas narrativas.
Todas as atividades são gratuitas. Os espetáculos realizados no Teatro Municipal e no Palacete das Rosas contam com distribuição de ingressos uma hora antes das apresentações. As ações formativas possuem vagas limitadas e exigem inscrição prévia pelo e-mail araraq.producaoslamc@gmail.com.
Festa junina
Sábado (27) tem aniversário do Tocaya. O coletivo comemora nove anos de atuação em Araraquara com a Festa Junina na Praça, evento que reúne música brasileira, feira de artesanato, performances e quadrilha. A festa será das 17 às 22 horas na Praça das Bandeiras, no Centro.
E + Circo
Nesta vivência, as pessoas participantes irão construir sua própria ferramenta para criar bolhas gigantes e, depois, compartilhar um momento coletivo de brincadeira e encantamento. A proposta convida adultos e crianças a desfrutarem juntos dessa experiência sensorial e divertida. “Bolhas de Sabão Gigantes”, com Laguz Circo e Teatro, no domingo (28), às 10 horas, no Parque Aquático do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Choro das Águas
No domingo (28), das 16 às 20 horas, tem Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A partir das 16 horas, tem a Feira de Artesãos e Alimentos. Às 17h30, oficina criativa infantil “O despertar das pequenas coisas”, com Nerita Pio. Já às 18 horas, show musical com Vintage Pop de Morgana Kurmann e Cleber Shimu.
E + Música Ainda
O grupo Madame Fulô nasceu da ideia de ocupar a cena do forró colocando mulheres em destaque e evidenciando seu valor e potência. Flor Maria nos vocais, Jussara Araújo no cavaquinho, Daiane Teles no triângulo e no pandeiro, Nat Borges na zabumba e Fê Lelotna flauta convidam a sanfoneira Dani Siqueira para apresentar clássicos do forró. No domingo (28), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
E + Música Ainda II
No domingo (28), o músico Evaristo Costa é atração na Praça das Bandeiras, no Centro, com show que apresenta repertório de Zé Ramalho. A programação gratuita tem início às 18 horas e segue até as 21 horas.
E + Oficina Ainda
A oficina “Impressões inusitadas”, com Gustavo Alendar, educador em tecnologias e artes, convida o público a explorar formas criativas de expressão gráfica por meio de experimentações com impressão. Os participantes poderão criar estampas, texturas e composições a partir de matrizes e objetos inesperados, descobrindo novas possibilidades para a imagem impressa. Na quarta-feira (1), às 14 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc. Grátis.
Exposições
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart realizam diversas exposições gratuitas em junho, a fim de destacar o patrimônio cultural e histórico da cidade.
O Arquivo Histórico “Professor Rodolpho Telarolli” expõe revistas e edições especiais do jornal “O Imparcial”, representando um importante resgate da memória cultural e histórica de Araraquara. O acervo reúne exemplares raros publicados ao longo das décadas em comemoração às datas marcantes da cidade, como aniversários de Araraquara, eventos cívicos, festas tradicionais, homenagens históricas e transformações urbanas.
O Museu da Imagem e do Som “Maestro José Tescari” (MIS) celebra a trajetória de Mario Zan, um dos maiores nomes da música popular brasileira e símbolo das tradicionais festas juninas. Com sua sanfona marcante e repertório que atravessa gerações, ele eternizou clássicos que embalam arraiais, quermesses e bailes populares por todo o Brasil. Os interessados podem ouvir a seleção do MIS, que faz parte do seu acervo com mais de 90 mil discos de vinil. Os interessados podem solicitar monitoria para uma experiência ainda mais completa da exposição e do arquivo do espaço.
O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) destaca “As Igaçabas”, grandes potes de barro utilizados pelos povos originários do Brasil, especialmente da tradição tupi-guarani. Com valor histórico, cultural e arqueológico, essas peças revelam a riqueza da cerâmica indígena e reforçam a importância da preservação da memória e da ancestralidade dos povos indígenas.
Já o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” estará em exposição a maquete da Estação Ferroviária de Araraquara, idealizada por Alexandre de Jesus Sasaki (in memoriam), homenageando a história ferroviária da cidade. Apaixonado por ferreomodelismo, Alexandre realizou o sonho de reproduzir a estação em uma obra confeccionada em Curitiba (PR). Após seu falecimento, em abril de 2026, a maquete foi doada ao Museu Ferroviário por sua irmã, Katia, preservando seu legado e a memória cultural de Araraquara.
As exposições podem ser visitadas até 30 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Cinema
O documentário “As primeiras” retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres. Exibição seguida de bate-papo. Na terça-feira (30), às 19 horas, no Teatro do Sesc. Classificação 10 anos. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
– Authentic Games – No Império Desconectado
– Cansei de Ser Nerd
– Dia D
– Mestres do Universo
– Supergirl
– Todo Mundo em Pânico 6
– Toy Story 5
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
– Backrooms: Um Não-Lugar
– Dia D
– Mestres do Universo
– Minions & Monsters
– Supergirl
– Todo Mundo em Pânico 6
– Toy Story 5
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
