Início Cidade No 1º dia, dengário já atende quase 100 pessoas

No 1º dia, dengário já atende quase 100 pessoas

Adriel Manente

Com 93 atendimentos realizados em apenas um dia de funcionamento, o Polo Estratégico de Atendimento aos Pacientes com Dengue em Araraquara, conhecido como ‘dengário’, vem cumprindo bem o seu papel de desafogar as UPAS’s na “guerra contra a dengue”.

Até agora, mais de 2.000 suspeitas da doença e 906 casos confirmados, apenas nesses 36 dias de 2019. Outras 770 análises ainda estão pendentes, ou seja, número deve aumentar. Só para efeito de comparação, no ano passado inteiro a cidade registrou 1.131 casos confirmados.

Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Araraquara, Rodrigo Contrera Ramos, o local foi inaugurado justamente para atender a essa demanda do surto da doença, e consequentemente, tirar das UPA’s os casos de dengue. “A orientação é a seguinte, caso a pessoa esteja com os sintomas simples da dengue, que é dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, vômito, manchas no corpo, ela deve vir para cá, não para a UPA. O paciente só deve procurar a UPA se, além desses sintomas, apresentar qualquer tipo de sangramento. Na gengiva, no nariz. Pois esses são sintomas típicos da dengue hemorrágica, que é um caso mais grave e requer cuidados maiores”, orienta o coordenador.

Rodrigo Contrera Ramos, coordenador de vigilância Epidemiológica da cidade. Foto: Adriel Manente
Rodrigo Contrera Ramos, coordenador de vigilância Epidemiológica da cidade. Foto: Adriel Manente

Ainda segundo Rodrigo, são poucos casos que evoluem a uma dengue hemorrágica, porém, é preciso muita atenção, pois é possível de acontecer. “O que acontece é que a dengue que está se alastrando é o tipo 2, e ela é mais agressiva. Então, é provável que, casos de dengue hemorrágica possam aparecer”, alerta.

Perguntado sobre até quando o dengário funcionará no local, uma vez que foi instalado somente devido aos alarmantes casos de dengue nestes poucos dias de 2019, o coordenador foi enfático. “Não tem prazo, é até o fim desse surto. Depois, a Secretaria ainda não nos posicionou a respeito. Por ora, nosso foco tem que ser no fim desses casos”, finaliza.

Atendimento rápido

Pacientes receberam Cartão de Acompanhamento da Dengue e o farão nas UBS’s. Foto: Adriel Manente

A dona-de-casa Tatiane Aparecida Frigeri Zague, chegou cedo com sua filha, Mariana, de 11 anos. A menina passou mal durante o fim de semana e a mãe foi buscar atendimento. “Levei ela na UPA e lá colheram exame de sangue para confirmar. Ela está com todos os sintomas. Na segunda-feira (4), fomos os primeiros a chegar, e ela foi atendida em 10 minutos. Hoje (5), estamos aguardando apenas o resultado do exame”, explica Tatiane, que é moradora do Parque São Paulo, um dos bairros que mais têm sofrido com a infestação do mosquito.
Ela conta que, apesar do exame ainda não ter ficado pronto, já lhe deram o Cartão de Acompanhamento de Dengue: “Nos entregaram esse cartão para fazermos o acompanhamento no postinho de saúde do bairro”, diz.

Caso parecido com o da vendedora Maria Júlia da Silva. Moradora da Vila Xavier, a jovem de 29 anos também procurou a UPA ainda em janeiro, antes da inauguração do dengário. Eu comecei a sentir os sintomas na terça passada (29). Na quinta-feira (31) fui a UPA. Lá esperei 6 horas, até meu exame ficar pronto. Ele confirmou e fui encaminhada para cá. Aqui, eles refizeram o exame e me deram a ficha de acompanhamento também”, relata a moça que agora, vai acompanhar seu caso também na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro.

Sobre o dengário

Espaço conta com sala de hidratação para pacientes. Foto: Adriel Manente

Inaugurado nessa segunda-feira (4), o local foi instalado na sede da Vigilância Epidemiológica, ao lado de Centro de Eventos, na Fonte Luminosa. O espaço, que conta com dois consultórios e sala de hidratação, poderá ser utilizado por qualquer cidadão que apresente suspeita de dengue. Lá, os pacientes passam por triagem e são encaminhados para o atendimento específico, seja médico, exame ou medicamentos e hidratação.

Força-tarefa

Um conjunto de medidas está sendo realizado pelo poder público no sentido de

Em único dia, local já atender 93 casos de dengue. Foto: Adriel Manente

combater a proliferação da doença como a realização de mutirões nos bairros aos sábados, a limpeza pública, avaliação de densidade larvária, além da criação de um serviço de ‘tira dúvidas’ via WhatsApp pelo fone (16) 997601190, e a assistência ao paciente nas diferentes unidades de saúde.

A Prefeitura também ampliou o horário de funcionamento dos quatro Centros Municipais de Saúde, nos bairros com maior índice do vírus que são o Jardim Paulistano, Jardim América, Jardim Iguatemi e Jardim Roberto Selmi Dei I. Estas unidades passaram a funcionar de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19 horas e de sábado das 13 horas às 19 horas. Nos demais bairros, o atendimento à população é feito pelos postos de saúde, que estão preparados para receber a população com suspeitas da doença.

Redação

Sair da versão mobile