Início Araraquara ‘Nossas cooperativas de motoristas de transporte por aplicativos já são uma realidade’, destaca Edinho

‘Nossas cooperativas de motoristas de transporte por aplicativos já são uma realidade’, destaca Edinho

Prefeitura organiza espaço no Terminal Rodoviário para que as cooperativas Coomappa e Morada Express tenham suas sedes; aplicativo Bibi Mob chegou a 7 mil passageiros cadastrados

O prefeito Edinho, secretários e coordenadores municipais se reuniram nesta quinta-feira (27) com motoristas que integram a Coomappa (Cooperativa dos Motoristas de Aplicativos de Araraquara) e a Morada Express (Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara), cooperativas que foram criadas com o apoio da Prefeitura.

No Terminal Rodoviário de Araraquara, os cooperados e a equipe de governo visitaram salas e outros espaços onde, em breve, as cooperativas terão as suas sedes, abrigando os motoristas de veículos e de motocicletas. As sedes terão internet rápida e toda a infraestrutura necessária para que os trabalhadores possam exercer as suas funções.

A Coomappa lançou neste ano seu app próprio, chamado Bibi Mob, o primeiro aplicativo de transporte privado urbano exclusivamente de Araraquara, fruto da organização das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O aplicativo, que está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS), já conta com 270 motoristas e 7 mil passageiros cadastrados. Mais de 5 mil corridas já foram realizadas por meio do aplicativo.

“O diferencial do Bibi Mob é retornar mais de 90% do valor da corrida para os motoristas, índice muito acima do praticado por outros aplicativos. O restante será utilizado para fazer a gestão da cooperativa. É uma iniciativa que está dando certo e que será referência nacional. Vamos continuar apoiando e dando todo o suporte às nossas cooperativas”, destaca o prefeito Edinho.

A Coomappa e a Morada Express têm o apoio da IPECS (Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária) e da CETECS (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária). As cooperativas surgiram após diversas reuniões entre motoristas de aplicativos de Araraquara, que se juntaram para buscar alternativas para os problemas enfrentados pelo setor, entre eles a falta de reajuste no repasse das grandes plataformas.

Estiveram na visita também o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Ernesto Velosa; a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a presidente da Coomappa, Kátia Cristina Anello; entre outros motoristas que integram as cooperativas.

Redação

Sair da versão mobile