O programa Cultura em Rede exibe, nesta sexta-feira (14), no canal oficial da Prefeitura de Araraquara no YouTube, vídeos de oficinas musicais, elaborados pelos artistas araraquarenses que foram selecionados via edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
O edital, que faz parte do projeto Cultura em Rede – edição 2021, foi elaborado a fim de auxiliar os artistas de Araraquara neste período de pandemia, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial.
O “Cultura em Rede 2021” será exibido pela internet, através da plataforma do Youtube da Prefeitura de Araraquara. O link também será disponibilizado nas plataformas Facebook e Instagram. Os vídeos serão exibidos de 14 a 23 de maio, com duração entre 20 e 30 minutos.
Sobre as oficinas
17h30 – Oficina “O Rap no Brasil e sua importância social”, com Khalfani Dias
A oficina discorre sobre a história do Rap no Brasil, sua evolução e importância social. Tem como objetivo tratar do tema Rap no Brasil, estilo musical oriundo do movimento Hip Hop, passeando por suas origens, personagens, marcos, influência cultural e social em formato digital (vídeo previamente gravado e editado). A proposta é fomentar o conhecimento, diálogo e desmarginalização do estilo musical que mais influencia a música nacional na atualidade, bem como influencia os costumes, a cultura e a forma de pensar de milhares de jovens pelo país.
Direção, produção, execução e edição: Khalfani Dias
18h – Oficina “Transformação do Mercado Audiovisual – Como as plataformas digitais auxiliam músico independente”, com Miguel Gorla de Arruda
Oficina de composição musical voltada para profissionais da música que, devido ao atual cenário de pandemia e isolamento social (com a suspensão de apresentações artísticas presenciais) necessitaram adaptar-se exclusivamente aos modelos de divulgação e apresentação on-line. A proposta traz como conteúdo uma análise do mercado musical atual, assim como dicas para criação de conteúdo online, ferramentas para uso de design digital, bem como características e peculiaridades de algumas das principais plataformas disponíveis aos artistas.
18h30 – Oficina “Com o Pé no Forró: Baião”, com Trio Zabumbê
O Trio Zabumbê mostrará nessa oficina os aspectos técnicos, teóricos e históricos desse que é um dos estilos musicais mais importantes da nossa cultura. O participante da oficina terá contato com explicações sobre os principais expoentes do estilo, aprenderá sobre o surgimento do baião e suas variações rítmicas, sobre os instrumentos tradicionais, como são feitas as adaptações dos instrumentos tradicionais para a guitarra, o baixo e a bateria, e muito mais. Levando em conta todos os públicos, a oficina busca levar esse conhecimento de forma clara e prática a todos que se interessam pela nossa cultura e buscam saber mais sobre nossas raízes. Classificação Etária: Livre para todos os públicos.
Ficha Técnica
Cleber Fogaça – baixo elétrico e explicações
Fabiano Marchesini – guitarra e explicações
Beto Figueiredo – bateria e explicações
19h – Oficina de Produção de Beats Para Cantores, com Felipe Cioffi Maluta
Tendo em vista esse panorama e a urgência dele, a proposta é: oficina de produção de beats, apresentando formas com as quais o cantor de hip hop poderá fazer as bases instrumentais para suas letras em casa, com os recursos que possui em mãos.
O cantor de hip hop que no momento não tem condições de comprar seus beats e quer continuar escrevendo suas letras, cantando suas músicas e divulgando seu trabalho, ao fim da oficina, terá conhecido caminhos que possibilitem que ele siga produzindo sua arte.
Ficha Técnica
Intermediador da oficina, gravação de áudio e vídeo, edição e mixagem: Felipe Cioffi Maluta
19h30 – Oficina “Características e Particularidades do Cavaquinho”, com Toni Santos
A oficina tem o objetivo estimular e incentivar o interesse pelo cavaquinho a partir da interpretação de um clássico da MPB. Durante a oficina, Toni Santos demonstra as nuances inerentes a execução da música e do gênero proposto, apresentando características e caminhos facilitadores para sobretudo quem está iniciando os estudos com o instrumento.
Ficha técnica Toni Santos: Músico/ Educador Musical
20h – Oficina “Guitarra para Iniciantes”, com Juliano Correa Leite
No projeto, Juliano desenvolve e explana de forma direta e eficaz, as principais técnicas para a aprendizagem e compreensão da Guitarra em um aspecto amplo. A vídeo aula tem uma apresentação do instrumento e suas principais características tímbricas, bem como uma breve explanação sobre outros modelos acerca do tema que está sendo tratado. Em seguida, é possível entender como devemos nos posicionar com o instrumento, a nomenclatura das mãos e como segurar uma palheta, assim como conhecer a tablatura e entender sua função no estudo deste instrumento.
Ficha Técnica
Roteiro, direção, argumento e didática: Juliano Leite
20h30 – Oficina “Instrumentos e sua prática no cotidiano”, com Beto Oliveira
Com sua origem africana, dentro dos instrumentos trazidos pelos escravos, o samba é a grande riqueza cultural do Brasil. A oficina traz, de maneira didática e objetiva, a prática de instrumentos básicos da grade de percussão e suas funcionalidades na música brasileira.
Será primeiramente apresentada um pouco da história e criação do ritmo ao longo de 120 anos de sua trajetória. Serão abordados temas como origem, referências musicais, a individualização de cada instrumento, aplicação básica e prática, bem como execução individual e coletiva. Na oficina serão explorados os seguintes instrumentos de percussão: Pandeiro; Tamborim; Ganzá; Agogô; Reco-reco Surdo.
Ficha Técnica
Direção, captação e edição: Beto Oliveira
21h – Oficina “Voz à obra!”, com Alex Olliveira
Cantar afinado e cantar com a alma, a técnica e o empírico lado a lado é o que propõe Alex Oliveira, em uma visão explodida de uma seção de gravação de vocais. Quais vozes abrir? Qual a linha central harmônica? Contralto, Tenor, Soprano? Tônica, terça, quinta? Dobrar as vozes? Uníssono? Na oficina, Alex responde essas perguntas e explana sobre a forma correta de gravar uma boa performance vocal, sempre de forma prática, demonstrando as ferramentas necessárias, e direta, com linguagem simples e acessível. A oficina tem como objetivo abrir uma seção vocal demonstrando, na prática, com riqueza de detalhes, a colocação de backing vocals em uma canção.
Ficha Técnica
Vocal e Didática: Alex Olliveira
Serviço
“Cultura em Rede 2021” – exibição de vídeos com artistas de Araraquara
Exibição online: Youtube da Prefeitura de Araraquara (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial)
Programação dia 14 de maio
17h30 – Oficina “O Rap no Brasil e sua importância social”, com Khalfani Dias
18h00 – Oficina “Transformação do Mercado Audiovisual – Como as plataformas digitais auxiliam músico independente”, com Miguel Gorla de Arruda
18h30 – Oficina “Com o Pé no Forró: Baião”, com Trio Zabumbê
19h00 – Oficina de Produção de Beats Para Cantores, com Felipe Cioffi Maluta
19h30 – Oficina “Características e Particularidades do Cavaquinho”, com Toni Santos
20h00 – Oficina “Guitarra para Iniciantes”, com Juliano Correa Leit
20h30 – Oficina “Instrumentos e sua prática no cotidiano”, com Beto Oliveira
21h00 – Oficina “Voz à obra!”, com Alex Olliveira