Início Araraquara Panorama das Oficinas Culturais apresenta exposição de Artes Visuais e Artes Plásticas

Panorama das Oficinas Culturais apresenta exposição de Artes Visuais e Artes Plásticas

Abertura será na próxima segunda-feira (12) partir das 16 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Nesta segunda-feira (12), será realizada a abertura da exposição de Artes Visuais e Artes Plásticas do Panorama das Oficinas Culturais Municipais de Araraquara, intitulada “Vou te mostrá”. Será a partir das 16 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com entrada gratuita a todos os interessados

“Vou te mostrá” reúne obras criadas pelos alunos e professores do Programa Oficinas Culturais Municipais de Araraquara, nas oficinas de Artes Visuais (desenho, gravura, escultura) e Artes Plásticas (desenho: Mangá, caricatura e técnicas de desenho).

Os professores/educadores participantes são: Juty Oliveira (educadora cultural de Artes Plásticas), Marcelo M. Okama (educador cultural de Artes Plásticas), Marcus Vinícius Braga (professor de Artes Visuais) e Pedro Lorenzetti (professor de Artes Visuais).

Entre os espaços parceiros do programa, participantes da exposição, estão: Associação Cultural Ary Luiz Bombarda, CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand,  CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Dr. Nelson Fernandes Junior,  CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga Dr. Calil Buanain,  Casa da Criança Cristo Rei – Espaço Criança Cristo Rei,  CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificados Vereadora Deodata do Amaral, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social,  Estação Ferroviária,  Instituto Eurípedes Barsanulfo,  Lar Escola Redenção,  Lar Escola Redenção – Núcleo Bezerra de Menezes – Unidade 2,  Lar Escola Rita Maria de Jesus,  Lar São Francisco de Assis (Asilo de Mendicidade),  MAPA – Museu de Paleontologia e Arqueologia de Araraquara,  Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e Recanto Feliz.

Exposição – A educadora Juty Oliveira apresenta os alunos da Oficina de Artes Visuais, com: desenho, pintura, tela, reciclagem, gravura em camiseta, modelagem em argila, com materiais diversificados.

A exposição, para ela, chega coroando a sensação de dever cumprido, de ter conseguido passar a informação vendo agora o trabalho concluído. “Bem estar em saber que cada exposição dos meus alunos é minha também, porque durante o percurso observamos juntos as folhas das árvores, a perspectiva, a anatomia, a cor do céu… Desenhando, o aluno vai se expressando, observando e, se modifica, porque vê outros focos da vida”, aponta a educadora.

Já o professor Pedro Lorenzetti traz o resultado de suas Oficinas de Artes Visuais, com ênfase em desenho, gravura e escultura, além da modelagem em argila. Para ele, a exposição” é mais um grande suspiro para esse final de 2022”, depois de um ano com aulas em diversas instituições e trabalhos com públicos diversos.

“São nesses momentos – como o Panorama das Artes e a exposição – que a gente percebe como o trabalho está lindo, está funcionando e de como ele é gratificante! Olhar tudo o que a criançada fez, os idosos, e o pessoal das oficinas nos museus, tudo junto, é lindo demais!”, aponta Pedro.

O professor Marcus Vinícius Braga apresenta “desenhos livres”, realizados na Oficina de Artes Visuais. Com “práticas de ensino e criação intensas durante o ano”, Marcus entende a exposição como uma continuação dessas experiências, “um acontecimento que aproveita da ‘vocação’ das Artes Visuais de apresentar algo que permanece depois do encontro, que se torna um corpo independente do autor, que indica pensamento incomum e que compartilha atividades motoras muito específicas.”

Por fim, o educador Marcelo M. Okama apresenta a criação das oficinas de desenho – “Mangá, Caricatura e Técnicas de Desenho” e “Técnicas de Desenho e Mangá”. Nos personagens e caricaturas no estilo desenho Mangá, os alunos apresentam detalhes aprendidos em aula, como: a valorização do traço, arte-final, sombreamento, colorização com lápis de cor – entre outras.

Marcelo conta que houve dedicação dos alunos na preparação das obras para exposição. “Todes com coragem de se expor através de seus traços e rabiscos. É importante estimular o que estes jovens artistas têm para mostrar”, ressaltou.

O horário de visitação de “Vou te Mostrá” é das 8h15 às 19h30. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Panorama das Oficinas Culturais Municipais de Araraquara apresenta: Exposição de Artes Visuais e Artes Plásticas “Vou te Mostrá” *

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (R. Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Período: de 12 de dezembro a 06 de janeiro

Horário de visitação: das 8h15 às 19h30

Abertura da exposição: segunda-feira (12/12), às 16 horas

Grátis

Redação

Sair da versão mobile