Início Araraquara Pesquisadora do CDMF apresenta trabalho durante 4º Encontro de Jovens Cientistas em...

Pesquisadora do CDMF apresenta trabalho durante 4º Encontro de Jovens Cientistas em Portugal

Desempenho de esponjas de quitosana no tratamento de candidíase vulvovaginal foi o tema

Fiama Martins, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou o trabalho intitulado “Chitosan Sponges as a Clotrimazole Delivery System for the Treatment of Vulvovaginal Candidiasis” durante o 4th SPLC-CRS (Spanish Portuguese Local Chapter from Controlled Release Society) Young Scientist Meeting. A apresentação aconteceu na última segunda-feira, 6, na Universidade do Porto, em Portugal. 

O trabalho relata os resultados da atividade de esponjas de quitosana – um biomaterial adequado para aplicações biológicas – carregadas com clotrimazol contra espécies do fungo Candida para o tratamento da candidíase vulvovaginal. Martins é orientanda de Emerson Camargo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do CDMF, e atualmente está realizando intercâmbio acadêmico no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde na Universidade do Porto, sob a supervisão dos professores José das Neves e Bruno Sarmento, investigador principal do grupo Nanomedicines and translational drug delivery, do qual Martins é colaboradora.

O 4º Encontro de Jovens Cientistas do SPLC-CRS acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. O encontro é organizado pelo Comitê de Jovens Cientistas da Controlled Release Society.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Redação

Sair da versão mobile