A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, reforça que o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) 2025 no Portal de Serviços da Receita Federal termina na próxima terça-feira (30).
O alerta é direcionado a proprietários rurais, contadores, cooperativas, entidades de classe e demais profissionais envolvidos com a contribuição.
“O cumprimento do prazo e a correta apuração do imposto são fundamentais para evitar multas e garantir que os contribuintes estejam em dia com suas obrigações fiscais”, explica o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira.
Neste ano, a Prefeitura passou a atuar diretamente no acompanhamento do ITR, após firmar convênio com a Receita Federal. O Município é responsável pela fiscalização, acompanhamento, publicação do Valor da Terra Nua (VTN) e constituição de créditos tributários relativos ao imposto.
O VTN de 2025 está disponível no site da Prefeitura, no item 4 (“Valor Terra Nua”), no tópico “(2025) Valor da Terra Nua”, no endereço eletrônico https://www.araraquara.sp.gov.br/secretarias/fazenda-e-planejamento/sobre-asecretaria-fazenda-e-planejamento/administracao-tributaria
Segundo o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, além de respeitar o prazo, os contribuintes devem estar atentos ao correto preenchimento da declaração, que será acompanhada pela Prefeitura por meio dos sistemas de malha fina, em parceria com a Receita.
A entrega da DITR deve ser feita na aba “Imóveis”, no Portal de Serviços da Receita Federal, disponível em https://servicos.receitafederal.gov.br/