Sob o tema “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, a Prefeitura confirma para este sábado (9), às 9h30, em frente ao Paço Municipal, o lançamento do Plano Municipal de Combate à Dengue, que envolve diversos setores públicos e privados de Araraquara.
Um das novidades do Plano, que começa agora em novembro e vai até dezembro de 2020, é o envolvimento dos veículos de comunicação de massa da cidade – grupos Montoro, grupo EP (EPTV, Cidade On e CBN) e Nativa -, além das mídias sociais, para uma ação interesetorial intensa de combate aos criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
“A campanha informativa de mídia será um dos eixos do Plano Municipal de Combate à Dengue para dar mais visibilidade e servir de conscientização às pessoas sobre a necessidade permanente de eliminação dos criadouros do mosquito”, afirmou nessa quinta-feira (7) a secretária municipal de Comunicação, Priscila Luiz.
Em entrevista ao programa ‘Canal Direto’, via Facebook da Prefeitura, Priscila apresentou outros detalhes do Plano, cujo mote “Todos juntos, todo dia, contra a dengue” projeta envolver todos os segmentos da sociedade visando riscar a dengue do calendário do município.
“Nossa campanha, planejada e criada pelos servidores da Secretaria Comunicação, quer deixar muito claro, e acho que até a população sabe disso, que é impossível combater a dengue sozinho. Tudo tem que ser feito a partir de uma união conjunta de esforços, todos os dias, principalmente no verão, mas também no outono, inverno e primavera”.
Segundo Priscila, é preciso lembrar sempre que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências ou quintais da cidade. “Por isso, temos que estar sempre atentos às dicas dos agentes de combate, que insistem na necessidade de manter limpos as calhas e os quintais”, reiterou.
Força tarefa
Ainda de acordo com a secretária de Comunicação, o Plano Municipal de Combate à Dengue tem como eixo principal a intersetorialidade, ou seja, a atuação conjunta de vários setores da administração pública, cada um na sua área, incluindo as ações de orientação e de assistência médica.
Outro fator importante é o envolvimento de todos os veículos de comunicação de Araraquara na campanha informativa. “São os mesmo veículos que este ano nos ajudaram muito quando houve a epidemia da doença. Agora também responderam ao nosso chamado e estão juntos nessa ampla campanha de conscientização”, lembrou Priscila.
“Somos muito gratos pela participação de todos esses veículos. Inclusive, com algo inédito desta vez, que será um comunicador de uma rádio falando com outra, a partir do lançamento da campanha. Tudo em nome desta causa maior, que é a eliminação da dengue na cidade”, insistiu.
Vale ainda ressaltar que o Plano terá um calendário real de ações diárias, semanais e mensais, de novembro de 2019 até dezembro de 2020. Será distribuído com as orientações gerais contra a dengue, além de ser disponibilizado pelos veículos de comunicação e no site da Prefeitura. “Esperamos que com toda essa intersetorialidade também a sociedade civil de Araraquara esteja junto com a gente nesta luta”, enfatizou a secretária de Comunicação.