A Prefeitura e a Escola de Governo do Município de Araraquara apresentaram na manhã desta quinta-feira (19), na Biblioteca Municipal, os resultados preliminares do Censo dos Servidores Públicos Municipais.
O censo foi realizado de 17 de junho a 2 de agosto pelo site da Prefeitura, com realização das coordenadorias de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, da Secretaria de Comunicação e da Escola de Governo.
Mais de 6 mil servidores começaram a preencher o censo no site da Prefeitura, sendo que 5.486 deles concluíram todas as respostas. Entre os assuntos abordados estavam a renda mensal, a escolaridade, estado civil, tempo de serviço público, deslocamento até o trabalho, participação em benefícios sociais, tipo de residência, número de filhos, adesão a planos de saúde e odontológico, entre outros.
O censo foi instituído para que a Prefeitura conheça melhor e valorize seus colaboradores, com a finalidade de aproveitar ao máximo suas potencialidades para melhor servir a população da cidade, através da prestação de serviços e da implementação de políticas públicas.
“O censo cria uma base importante para as nossas iniciativas de gestão. Pouquíssimos municípios realizam um censo como esse. É um avanço para que sejam desenvolvidas práticas que melhorem a condição do servidor municipal. Afinal, são pessoas que têm suas vidas, suas trajetórias”, disse a secretária de Gestão e Finanças, Juliana Agatte.
O vereador Roger Mendes (Progressistas), representando a Câmara Municipal, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Apesar de estar vereador, sou servidor municipal de carreira e me sinto contemplado com a realização do censo. É uma luz para que as ações sejam melhor norteadas”, declarou.
Também estiveram no evento o vereador Jeferson Yashuda (PSDB), secretários e coordenadores municipais, além do diretor acadêmico e científico da Escola de Governo do Município, Valdemir Pires.