Início Araraquara Prefeitura e Unesp promovem debate sobre Fitoterapia e programa Farmácia Viva no...

Prefeitura e Unesp promovem debate sobre Fitoterapia e programa Farmácia Viva no próximo dia 11

Inscrições online estão abertas; evento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas terá representante do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp realizará, no próximo dia 11 de julho, a mesa-redonda: “Fitoterapia e Programa Farmácia Viva”. O evento integra o segundo ciclo de palestras do Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC) – Coordenadoria de Fármacos e Medicamentos da FCF.

O objetivo é promover o debate sobre a prática fitoterápica, campo responsável pelo estudo e utilização de plantas medicinais no desenvolvimento de fármacos. A fitoterapia é uma atividade terapêutica milenar, que faz parte de sistemas de medicina tradicionais ao redor do mundo, como a Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda e os estudos dos povos originários das Américas, tendo grande valor na área da saúde.

Dentro desse contexto, os participantes da mesa-redonda também poderão acompanhar um bate-papo sobre a “Farmácia Viva”, programa que oferece medicamentos fitoterápicos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que compreende desde o cultivo, a coleta, o processamento e o armazenamento de plantas medicinais até a manipulação e a distribuição dos fármacos produzidos.

 “Queremos, com este evento do dia 11, divulgar a nova iniciativa que estamos desenvolvendo junto com a Faculdade de Farmácia da Unesp, que é o projeto Farmácia Viva Araraquara. Com a implantação deste projeto, estaremos produzindo fitoterápicos que serão incluídos na REMUME [Relação Municipal de Medicamentos Essenciais]. Ou seja, vamos agregar mais opções de tratamento aos munícipes da nossa rede municipal de saúde”, explica Silvana Lee, Gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do Projeto Farmácia Viva Araraquara.

Ainda segundo ela, o uso dos fitoterápicos que serão produzidos na Farmácia Viva visa também resgatar o uso tradicional de plantas medicinais aliado a evidências científicas, garantindo a segurança e eficácia para uso racional e qualificado desses produtos.

No evento, será apresentado ainda aos profissionais e graduandos da área um panorama elaborado pelo Ministério da Saúde sobre as Farmácias Vivas no Brasil, com a apresentação de um modelo que está sendo adotado na cidade de Jardinópolis (SP).

Além da Coordenadora Geral do Projeto Farmácia Viva Araraquara, Silvana Lee, a mesa-redonda contará com a participação do Tecnologista e Assessor Técnico Especializado da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde, Daniel Nunes Cardoso; do Coordenador da equipe técnica do Projeto Farmácia Viva Araraquara e docente da UNESP, André Gonzaga dos Santos e do farmacêutico da Farmácia da Natureza de Jardinópolis, Vitor Doneida.

Para participar do evento e conhecer os projetos que serão debatidos, basta realizar a sua inscrição online no link https://www2.fcfar.unesp.br/#!/noticia/637/mesa-redonda-debate-fitoterapia-e-programa-farmacia-viva

O evento será realizado no auditório 109 da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), localizado na Rodovia Araraquara – Jaú, Km 01 – s/n – Campos Ville, das 9h às 12h. Também poderá ser acompanhado remotamente, por meio de transmissão online.

SERVIÇO

Mesa-redonda: Fitoterapia e Programa Farmácia Viva

Dia 11/07: Das 9 às 12 horas

Realização: Prefeitura de Araraquara e Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)/Unesp Araraquara

Inscrições online: https://www2.fcfar.unesp.br/#!/noticia/637/mesa-redonda-debate-fitoterapia-e-programa-farmacia-viva

Redação

Sair da versão mobile