Início Cidade Prefeitura investe na qualidade da merenda escolar

Prefeitura investe na qualidade da merenda escolar

A alimentação balanceada é primordial em qualquer fase da vida, principalmente para as crianças em idade escolar. A merenda de qualidade, além de garantir a disposição dos alunos aos desafios da aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento e manutenção das defesas imunológicas, também é capaz de criar hábitos alimentares saudáveis para o resto da vida.

Ciente da importância das refeições que serve, a Secretaria Municipal da Educação vem aperfeiçoando seus cardápios, que contemplam o suprimento das necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, considerando as diversas faixas etárias atendidas. Neste sentido, a qualidade da merenda tem sido reconhecida por toda a comunidade escolar.

De acordo com Márcia Guimarães, gerente de Abastecimento e Alimentação Escolar da rede municipal, os pratos são elaborados com alimentos de qualidade, testados e aprovados pela equipe técnica de Nutrição e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Também foram introduzidos alimentos como requeijão e iogurte, além de carne suína para os alunos do ensino fundamental. Desde 2017 que não há refeição sem proteínas, como carnes, inclusive peixe, além de carboidratos, legumes e muitas frutas.

“Priorizamos alimentos in natura e os minimamente processados. Os cardápios diários são compostos por alimentos energéticos, construtores e reguladores. Diariamente, são oferecidos carnes in natura e frutas, legumes e verduras adquiridos dos pequenos agricultores locais. Anteriormente, a maioria dos alimentos era estocável. Isso não acontece mais; desde 2017 priorizamos as chamadas públicas para aquisição de hortufrutícolas de agricultores familiares locais. Dessa forma, além de alimentos mais frescos e saborosos, também é possível uma diversificação maior nos cardápios com frutas e legumes sazonais”, enfatiza ela, acrescentando que, para facilitar o manuseio dos alimentos na cozinha, as carnes agora já são compradas fracionadas, assim como os pães servidos para as crianças já chegam cortados. Tudo fresco e de qualidade.

No mês passado, a Secretaria da Educação decidiu inovar e, aproveitando as temperaturas mais amenas, serviu feijoada nas escolas de ensino fundamental. A novidade foi bem aceita pelos alunos; a maioria aprovou e repetiu.

Assim, são servidas diariamente 52.100 refeições a cerca de 21 mil alunos da rede pública do município, em horários que variam de acordo com o funcionamento da unidade. O café é servido às 7 horas nas unidades fundamentais e a partir de 7h40 nas unidades de ensino infantil. O almoço é servido em torno de 10 horas e o jantar ou lanche, em torno de 15 horas.

Para dar conta dessas melhorias no cardápio nas unidades escolares, a Prefeitura conta hoje com 316 profissionais no cargo de agente social (merendeiras e merendeiros). Só no mês de junho mais 13 agentes sociais se somarão ao quadro, em decorrência de autorização que já foi dada para novas contratações que já estão em andamento. Eles vão repor as vagas abertas por aposentados que pediram demissão por motivos pessoais ou que pediram demissão para assumir outras funções aprovadas em concursos.

A secretária municipal da Educação Clélia Mara Santos enfatiza que o objetivo é garantir merenda de qualidade aos alunos que, bem alimentados, apresentam maior aproveitamento e rendimento escolar. “A merenda escolar, muitas vezes, é a única “refeição decente” das crianças pelo cuidado na elaboração do cardápio. Sabemos da importância de oferecer alimentos preparados adequadamente e com muito cuidado pelos nossos agentes sociais”, avalia a secretária.

Redação

Sair da versão mobile