A professora Maysa Furlan e o professor Cesar Martins foram nomeados pelo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas reitora e vice-reitor da Unesp para o quadriênio 2025-2029. O endosso do chefe do executivo paulista ao resultado das eleições realizadas em outubro foi publicado na sexta-feira, dia 15 de novembro, em edição do Diário Oficial.
A vitória da chapa “Unesp sempre viva e plural” ocorreu ainda no primeiro turno, quando obteve 12.910 votos e alcançou a expressiva marca de 67,61% dos votos válidos. Em entrevista, a reitora e o vice-reitor apresentaram suas planos para o mandato.
Maysa Furlan é química e professora do Instituto de Química de Araraquara, onde já exerceu o cargo de diretora. Atualmente, é vice-reitora da Unesp. Cesar Martins é biólogo e professor do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), onde também foi diretor. Atualmente é chefe de gabinete da atual gestão.
“Esse é o maior movimento democrático que nós passamos na nossa universidade. A cada quatro anos, temos a oportunidade de discutirmos uma universidade que luta pela sua qualidade, excelência, inclusão, diversidade, uma universidade pública e gratuita”, afirmou Maysa Furlan, após a divulgação do resultado, no início de outubro.
“As grandes democracias se mantêm quando a gente tem contraponto, oposição. É muito importante ter ideias divergentes, diferentes e foi isso o que fizemos nos últimos meses. Essas ideias foram postas e discutidas com a comunidade, que agora emite a sua opinião bastante sólida e concreta. Acredito que o resultado de hoje consolida mais a nossa universidade democrática, plural, viva”, afirmou, na mesma ocasião, Cesar Martins, em referência ao debate profícuo com os candidatos adversários promovido durante a campanha eleitoral.
A cerimônia de posse acontecerá no dia 15 de janeiro de 2025, no auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina.