Início Araraquara Programas da Economia Criativa e Solidária se destacam na reinserção no mercado...

Programas da Economia Criativa e Solidária se destacam na reinserção no mercado de trabalho

Beneficiários do PIIS retornaram ao mercado de trabalho a partir de cursos ofertados pela Coordenadoria no Espaço Kaparaó

A Coordenadoria Executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, ligada à Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, vem se destacando por várias iniciativas de reinserção no mercado de trabalho e geração de renda. Dentre diversas ações e programas, é destaque a parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social o Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) que tem o objetivo de propiciar inclusão social, ocupação, qualificação profissional e renda de adultos.

De acordo com a Gerente de Qualificação Profissional, Elaine Campos, responsável pela qualificação profissional do programa, “a reinserção no mercado de trabalho tem sido diretamente afetada pelas consequências da pandemia e os desafios estão sendo cuidadosamente trabalhados pela equipe da Coordenadoria.  Estamos trabalhando muito para que os beneficiários se qualifiquem e deem continuidade aos estudos, com o objetivo de reinserir o maior número no mercado de trabalho”.

No último mês, três beneficiárias do PIIS foram inseridas no mercado de trabalho, duas foram encaminhadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), outro programa desta Coordenadoria.

Segundo Flávia de Jesus Andrade, Gerente de Economia Criativa e Solidária, a qualificação dessas beneficiárias foi fundamental para o preenchimento da vaga. “Muitas vagas exigem experiência e isso limita o acesso de muitas pessoas ao mercado de trabalho. Mas há empresas que têm priorizado a qualificação e esse movimento favorece os que buscam ampliar seus conhecimentos mesmo que não possuam experiência, seja por ser o primeiro emprego, seja por mudança na carreira”, afirma ela.

As beneficiárias retornaram ao mercado de trabalho com as funções de auxiliares de limpeza e auxiliares de cozinha, cursos ofertados pela Coordenadoria no Espaço Kaparaó.

Por fim, a Coordenadora da pasta, Camila Capacle ressalta a importância do trabalho articulado da equipe da CETECS para criar portas de saída aos beneficiários dos programas sociais de transferência de renda e possibilitar novas perspectivas de vida.

 

Redação

Sair da versão mobile