A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, inicia nesta quarta-feira (24) a instalação de novos abrigos de ônibus em frente à Casa da Cultura, na Rua São Bento. O projeto que começa a ser implantado é objeto de um concurso realizado no início de 2020, envolvendo arquitetos e urbanistas.
A ideia do concurso se deu a partir da necessidade da troca dos abrigos instalados na Praça Santos Dumont, em frente à Casa da Cultura “Luís Antonio Martinez Corrêa”, que é tombada desde 1998 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Os abrigos atuais não atendem as determinações de bens tombados pelo Estado, de acordo Nilson Carneiro, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, que participou da organização do concurso. O valor do investimento será de R$ 374.740 mil.
Participaram do concurso e apresentaram seus projetos arquitetos e urbanistas de empresas com registro ativo junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), além de equipes com pelo menos um arquiteto urbanista com registro ativo.
“Nós finalizamos o concurso em fevereiro de 2020 e, logo no mês seguinte, fomos impactados pela pandemia de Covid, que nos exigiu interromper todos os projetos em andamento para concentrar os investimentos da Prefeitura na luta contra a doença. Superada essa fase, retomamos o projeto e agora vamos fazer as substituições dos abrigos”, explica Nilson Carneiro.
Ainda segundo ele, durante o período de retirada e instalação dos abrigos novos, os usuários do transporte coletivo vão utilizar uma instalação provisória em frente à Câmara Municipal.
Não haverá necessidade de intervenções no trânsito na Rua São Bento durante a maior parte do período de obras. Somente no dia 12 de agosto, quando está programada a circulação de caminhões munck para o transporte dos módulos, haverá necessidade de interdição parcial da faixa da direita da Rua São Bento, no trecho da obra, bem como a retirada do estacionamento e Área Azul da Avenida Espanha até a Avenida Duque de Caxias.
Será utilizada a faixa de estacionamento da Avenida Espanha para carga e descarga de materiais e caçamba. A obra será isolada pela empresa com tela de proteção, mantendo a calçada liberada.
A previsão de conclusão dos serviços, que incluem etapas de perfurações, instalação das bases, concretagem, cura do concreto e fixação dos módulos dos abrigos, é 13 de agosto