Por José Augusto Chrispim
A Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, realizou no último sábado (20), na Câmara Municipal de Araraquara, a convenção municipal onde foi homologada a pré-candidatura da ex-secretária municipal de Saúde, Eliana Honain (PT) à Prefeitura de Araraquara nas eleições que ocorrem em outubro de 2024. Já no domingo (21), durante a convenção do MDB, que também foi realizado na Câmara Municipal, foi homologada a pré-candidatura do advogado Delorges Mano (MDB) ao cargo de vice-prefeito.
Além dessas atribuições, as convenções serviram para anunciar os outros partidos que irão compor o projeto, que são: Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Progressistas e Rede Sustentabilidade.
Maior coligação da história
O prefeito Edinho declarou que Araraquara escreve hoje uma página muito forte e talvez a página mais emblemática da política local. “Hoje nós juntamos 12 partidos em torno de uma frente democrática. Ninguém mora no país como figura jurídica. Nós moramos é na cidade. É na cidade que a vida real acontece. Se nós temos a compreensão de que é possível o mundo se reencontrar na democracia com a sua vocação civilizatória, nós temos que construir isso na cidade em que nós moramos. É aqui que temos que dar exemplo. Nesse sentido, o que estamos fazendo aqui será interpretado além das fronteiras de Araraquara. O que estamos fazendo aqui em Araraquara é juntando as forças democráticas, reconhecendo que elas têm diferenças entre elas. Cada partido que está aqui tem uma origem, tem uma história, tem um programa de governo, mas neste momento, a nossa missão histórica não é procurarmos divergências entre nós, mas sim mostrarmos que Araraquara vai fazer uma opção pela democracia, pela ciência e pela civilização, para que a gente continue avançando como povo civilizado”, apontou.
Construção da pré-candidatura
Em sua fala, Eliana Honain relembrou sua trajetória e os desafios enfrentados à frente da Saúde de Araraquara, além de destacar a importância da convenção. “Todo dia é dia de gratidão, mas hoje é especial, pois marca o início de uma caminhada que faremos juntos até outubro. Eu estou aqui com o coração cheio de esperança, para que Araraquara siga avançando em uma frente democrática, uma frente que levará a cidade para um futuro de muito desenvolvimento e muita justiça social”, destacou Eliana.
Durante a convecção do MDB, no domingo, Eliana destacou a importância da construção da maior coligação da história que, segundo ela, teve uma participação muito importante do presidente do MDB, o vereador Aluisio Boi. Ela também destacou o apoio do prefeito Edinho Silva e ressaltou toda a sua gratidão pelo chefe do Executivo. “Você confiou em uma técnica e a partir daí, você conseguiu construir uma gestora e fazer todo esse processo. Agradeço a você por ter confiado em mim”, agradeceu a pré-candidata que também destacou a importância do apoio da tucana Edna Martins que declinou de sua candidatura para integrar a campanha da petista.
Eliana também ressaltou a importância de se eleger um bom número de vereadores para que o Executivo possa governar com tranquilidade.
Primeira mulher prefeita de Araraquara
“Eu quero ser a primeira prefeita de Araraquara porque tenho como missão proteger todas as políticas públicas construídas em Araraquara nos últimos 24 anos pelas gestões do prefeito Edinho e de Marcelo Barbieri, pois, o que está em risco são essas políticas públicas, e a minha missão e do Delorges é protege-las. Nós temos que trabalhar muito naquelas políticas fortalecidas de inclusão social, políticas da educação, de esportes, de cultura, de geração de trabalho e renda. Temos que trabalhar para que as políticas públicas sejam acessadas por todas as pessoas. Por isso estamos aqui, porque nós vamos vencer o ódio, nós vamos vencer o negacionismo, vamos vencer aqueles interesses pequenos, porque eu não me movo pela vaidade e, sim, pela gratidão e pelo amor e, isso, vai se transformar em competência para administrar a cidade junto com o Delorges e com uma Câmara Municipal forte. Vamos fazer uma gestão transparente e norteada por dados, pela ciência e não pelas falas negacionistas. Esse é o nosso papel e não por vaidade como já disseram que querem ser prefeitos por hobby, ou porque falta isso em sua carreira. Vamos governar por aquilo que a gente acredita juntos com todos que estão com a gente por tudo aquilo que a população merece. Eu amo Araraquara e quero continuar cuidando da minha cidade”, relatou Eliana.
Grande gestor
Eliana destacou a competência do advogado Delorges Mano como grande gestor. “Conheci o Delorges quando trabalhei na gestão do prefeito Marcelo Barbieri na Secretaria de Saúde, onde enfrentamos um grande desafio que era colocar o controle eletrônico de entrada e saída para os médicos que foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado. Ele foi lá e fez com muita maestria, mas, além disso, ele nunca teve nenhum ranço político em relação aos outros e criamos lá uma parceria e um laço de amizade que foi se fortalecendo com o tempo. Quando o MDB escolheu o Delorges para ser meu vice, fiquei muito feliz, pois eu sei da sua capacidade, da sua fidelidade. Eu sei que nós dois temos muita vontade de trabalhar e temos muita entrega pela população de Araraquara. Por isso, eu digo que, se a população de Araraquara quiser, nós vamos entregar tudo aquilo que aprendemos em todos esses anos com esses grandes líderes ao nosso lado. Araraquara não vai se arrepender do que ela vai ter pela frente, se Deus quiser”, destacou.
Delorges
Já o pré-candidato a vice-prefeito, Delorges Mano, agradeceu a todos pela confiança e elogiou a liderança de Eliana. “Trabalhei com a Eliana em 2020 e vi a luta dela, junto com o Edinho, em defesa da cidade, em defesa da população. Enquanto muitos se acovardaram, ela foi para frente, sempre ouvindo a ciência. Ela pegou Covid-19 três vezes porque realmente estava à frente dessa luta. É com muita honra que estou ao lado da Eliana, porque sei do caráter dela, sei do compromisso dela e sei da capacidade que ela tem para ocupar qualquer cargo, em qualquer esfera do poder público”, ressaltou Delorges.
Apoio de Edna Martins
Edna Martins, presidente do Diretório local do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), abriu mão de sua candidatura para apoiar a chapa de Eliana e Delorges. “Nossa decisão é fundamentada em algumas questões e a principal delas é o cenário mundial e nacional no que diz respeito à democracia. Vimos surgir no mundo e no Brasil forças antidemocráticas que colocam em risco a nossa democracia, e com elas vemos ameaçados os direitos conquistados com muita luta por diversos setores da nossa sociedade. Nosso compromisso com direitos fundamentais estabelecidos na nossa Constituição nos alinham no campo democrático do Brasil”, falou a tucana.
Grandes frutos
Aluisio Braz, o Boi, presidente do MDB e vice-presidente da Câmara Municipal, também destacou a importância da união de forças em prol da democracia na cidade. “Estou muito feliz em fazer parte deste grande evento, podendo contribuir, como presidente do partido, para uma Araraquara democrática, que luta pela igualdade social e por uma cidade cada vez melhor. Este é um dia marcante para nossa cidade, que trará grandes frutos para este município, que hoje é um exemplo para todo o estado”, frisou.
Unanimidade
O ex-prefeito Marcelo Barbieri mencionou os fatores que motivaram a escolha de Delorges para a pré-candidatura a vice-prefeito. “O critério para a escolha do pré-candidato a vice foi baseado em dois fatores: lealdade e história. Tem muitos nomes que poderiam ser indicados, mas o critério tem que ser com base na militância, no compromisso e na história. O nome do Delorges foi um nome natural, que agradou 100% e teve unanimidade na escolha que realizamos neste mesmo plenário da Câmara. Ele é uma pessoa que trabalha e que luta no MDB e ao mesmo tempo está no governo do prefeito Edinho. Trata-se de uma escolha feita de modo transparente e direta”, elogiou.