A quarta turma de beneficiários do Programa de Incentivo à Inclusão Social – Frentes da Cidadania foi recepcionada em solenidade realizada no auditório da Coordenadoria de Recursos Humanos, na manhã desta sexta-feira (4). Com os 33 novos integrantes, já são 163 pessoas beneficiadas.
O programa tem objetivo de combater a exclusão social e oferece bolsa para que os participantes se insiram em cursos profissionalizantes e tenham apoio no retorno ao mercado de trabalho.
Os novos beneficiários passarão por treinamentos de Formação Cidadã e Introdução à Informática com técnicos da Prefeitura e terão dois cursos em parceria com o Senac: “Preparação para o Mercado de Trabalho” e “Cooperativismo, Empreendedorismo e Economia Solidária”.
O público-alvo das Frentes da Cidadania são pessoas em vulnerabilidade social e que precisam de uma oportunidade, como, por exemplo, moradores em situação de rua, dependentes químicos em recuperação, mulheres vítimas de violência, mulheres arrimo de família, reeducandos que tenham cumprido pena e desempregados cujas famílias estejam em vulnerabilidade.
“Nós estamos construindo uma Prefeitura que se sensibiliza com a situação do outro e que ajuda quem mais precisa. Esse programa é muito importante para nós. Quem precisa da Prefeitura é o povo mais sofrido”, disse o prefeito Edinho.
O prefeito destacou que as “Frentes da Cidadania” são um auxílio temporário. “A nossa maior alegria será quando vocês procurarem a gente e disserem ‘não preciso mais’. Quem irão caminhar são vocês. A gente quer que vocês vençam e acredita em vocês. Se acreditarem, vocês serão vencedores”, declarou.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, desejou muito sucesso aos beneficiários. “É muito gratificante dar essa oportunidade para todos vocês. Parabéns e que vocês tenham um bom programa”, disse Damiano.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, pediu dedicação de todos os participantes e declarou que as “Frentes da Cidadania” são um dos programas mais importantes do município. “Vocês precisam estar conosco na caminhada. Todos os dias, vocês terão que fazer a melhor escolha para vocês. Que todos tenham força, coragem e ousadia para essa caminhada”, reforçou.
Para a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a recepção à quarta turma de beneficiários mostra que o programa deu certo. “A partir de segunda-feira, vocês estarão diariamente com a gente no Espaço Kaparaó. Vocês vão receber uma série de formações, introdução à informática e cursos com o Senac. Vamos construir juntos um futuro muito bacana para todos.”
Maria Cecília Sambrano Vieira, coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social, deu boas-vindas aos novos participantes. “É um prazer receber vocês aqui. Esse programa é um grande oportunidade para que vocês possam crescer”, disse.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Toninho do Mel (PT) parabenizou a Prefeitura pelos programas sociais. “Ninguém nasce sabendo tudo. Todo mundo sempre está aprendendo. Esse programa dá oportunidade para quem mais precisa. Agarrem e aproveitem essa oportunidade”, salientou o parlamentar.
Uma das novas beneficiárias do programa, Cícera Severiano da Silva, de 41 anos, moradora do Jardim Iguatemi, afirma que as “Frentes da Cidadania” vão lhe trazer qualificação e nova perspectiva de futuro.
“Para mim, foi muito bom. Vai capacitar e me ajudar a encontrar um serviço, a progredir na vida. Vou ter um curso de computação, sendo que nem sei mexer em um computador. Esse programa vai me ajudar muito”, declarou Cícera.