Início Araraquara Resistência: Festival Internacional de Dança de Araraquara chega a 25ª edição

Resistência: Festival Internacional de Dança de Araraquara chega a 25ª edição

Com o tema: “Dançar, Ramear, Florear”, FIDA acontece de 20 a 28 de setembro de 2025 sem apoio do governo municipal

O FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara chega em 2025 à sua 25ª edição, reafirmando sua vocação como espaço de resistência, diversidade e celebração da arte. Com curadoria de Gilsamara Moura e Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, o evento reúne espetáculos, oficinas, mesas de debate, festas e ações formativas em diferentes pontos da cidade e região, de 20 a 28 de setembro.
A programação contempla as cenas indígena, preta, LGBTQIAPN+ e insolente, abrindo espaço para a pluralidade de corpos, vozes e narrativas. “Seguimos dançando como as raízes que insistem: rameamos, florescemos e celebramos a vida, apesar dos tempos áridos”, aponta Gilsamara Moura, idealizadora e curadora do festival. “Hamear é dançar; florear é enfeitar o jogo. No FIDA, dançamos com coragem para semear paz e futuros possíveis”, complementa Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, também curadora desta edição.
As curadoras contam que “o festival sofreu um golpe em 2025 e deixou de compor, intempestivamente, o Programa de Política Pública da Dança de Araraquara, uma referência nacional para a área. Ao ser cancelado duas vezes em menos de 3 meses pela Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, o FIDA só irá acontecer, graças aos seus parceiros históricos como SESC, SESI, SENAC, Novo Hotel Municipal, UNESP, Instituto Federal Araraquara e UFBA – Universidade Federal da Bahia, além das centenas de pessoas que se solidarizaram país afora com vídeos, mensagens, moções de apoio, fóruns e redes sociais, e, sobretudo, porque pavimentou sua autonomia, característica rara do bem-viver.”

Programação – Um dos pontos altos desta edição é a presença da boliviana Pankarita Irene Flores, do povo Aymara, que participa de rodas de conversa, oficinas e mesas de debate. Sua atuação reforça o caráter internacional do festival, estabelecendo diálogos entre Abya Yala e Pindorama e ampliando as conexões do FIDA com saberes originários e perspectivas interculturais.
A abertura acontece no dia 20, na Casa PIPA, em Matão, com a performance “Boi Dança o Ramear”, do grupo Boi Ensolarado Estrela do Oriente, seguida do espetáculo “Vem Ver – Diálogos”, do Grupo Coro e Osso, e da obra “PENHA – um ensaio sobre violência doméstica”, do Coletivo Flores, de Macaé (RJ). A noite inaugural termina em clima de celebração com a festa “ManiFESTA – A insolência ainda não terminou”.
No domingo, dia 21, o palco do Sesc Araraquara recebe a já tradicional apresentação das escolas, projetos sociais, grupos e academias de dança da cidade e região, reforçando a conexão do festival com a produção local e a formação de novos públicos.
Durante a semana, os espetáculos se espalham por diferentes espaços: na terça, 23, a Unesp recebe a artista Fernanda Bevilaqua com “Umbigo”, enquanto o Instituto Federal de Araraquara sedia o Maracatu Sementes Crioulas, além de trabalhos como “Ofertório da Missa dos Quilombos” (Núcleo da EMD Iracema Nogueira), “Acúmulo” (Plataforma23) e a abertura de processo “Destroços”, de artistas locais.
Na quarta-feira, 24, o Grupo Gestus ocupa o Teatro do Sesc Araraquara com uma noite especial intitulada “A Dança e sua trajetividade em Araraquara e no mundo”, trazendo cenas históricas de seu repertório e a remontagem integral de “Louca”, obra emblemática inspirada em Elis Regina, agora interpretada por Lara Carvalho. O Gestus, que assina a realização do FIDA 2025, neste ano completa e comemora seus 35 anos de existência. A retirada de convites é no dia do espetáculo, a partir das 14h no Portal Sesc SP ou na Central de Atendimento.
O Teatro do Sesi Araraquara também se torna palco desta celebração com os ingressos gratuitos distribuídos pela plataforma Meu Sesi. No dia 25, apresenta-se o programa especial Gestus 35 anos, reunindo coreografias icônicas e um bate-papo com o elenco. No dia seguinte, 26, o público acompanha o espetáculo “Entre pincéis e passos – Imagens que Dançam”, inspirado em obra de Renata Felinto, seguido de uma nova versão de “Louca”.
A programação segue no sábado, 27, com o lançamento do Curso Corpo Rastreado – Formação Política em Produção, conduzido por Gabi Gonçalves no Sesc Araraquara, e o espetáculo “Preto Abstrato”, da E² Cia de Teatro e Dança (SP), que problematiza a presença do corpo negro na arte abstrata. A noite termina em festa com a edição especial da Tocaya, no Buteco da Pista.
O encerramento, no domingo, 28, será com uma celebração popular: uma aula aberta de samba rock seguida de baile black no Espaço Arte Multicultural, conduzida por Sabrina Kelly e pelo DJ Marcelo Becassi, em um convite para que toda a cidade dance junto.
A fim de realizar o festival dignamente, foi lançada uma vaquinha para levantar recursos para o pagamento de artistas que estão na produção local do evento. O link para contribuição é o: https://www.vakinha.com.br/5719134 .
Assim, entre espetáculos, festas, oficinas e encontros, o FIDA 2025 reafirma sua função de ponte entre culturas, corpos e territórios, trazendo para Araraquara e região um mosaico de linguagens que dançam, rameiam e florescem mesmo diante das adversidades.
Todas as atividades são gratuitas.

SERVIÇO:
FIDA 2025 – programação geral

20/09 – Sábado: abertura oficial FIDA 2025

  • 19h: Performance “Boi Dança o Ramear” com Boi Ensolarado Estrela do Oriente (Araraquara/SP)
    Local: Casa PIPA / Matão – SP (Entrada pelo Rua Vicente Russo, Azul Ville, Matão – SP)
    Ficha técnica: Ahigor, Artista Brincante do Boi Ensolarado Estrela do Oriente
    Classificação Indicativa: Livre
  • 19h: Espetáculo “Vem Ver – Diálogos” com Grupo Coro e Osso (Matão/SP)
    Local: Casa PIPA – Matão – SP (Entrada pelo Rua Vicente Russo, Azul Ville, Matão – SP)
    Arranjos, direção artística e musical: Maestro Luiz Piquera
    Classificação indicativa: Livre
  • 20h: Espetáculo “PENHA – Um ensaio sobre violência doméstica” com Coletivo Flores (Macaé/RJ)
    Local: Casa PIPA – Matão – SP (Entrada pelo Rua Vicente Russo, Azul Ville, Matão – SP)
    Direção e Concepção: Taís Vieira
    Intérpretes Criadores: Daniele Morethe, Josiane Sueiros, Lorena Bittencourt, Rafael de Souza, Renato Mota, Thiago Morethe.
    Classificação indicativa: 14 anos
  • 21h: Festa “ManiFESTA – A insolência ainda não terminou”
    Local: Casa PIPA – Matão – SP (Entrada pelo Rua Vicente Russo, Azul Ville, Matão – SP)
    Ficha técnica: DJ Thigor Gharda e DJ Val Luna
    Classificação indicativa: 14 anos

21/09 – Domingo

  • 14h e 16h: Apresentação das escolas, projetos sociais, grupos e academias de dança de araraquara e região
    Local: Teatro do Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara – SP)
    Classificação indicativa: Livre

22/09 – Segunda-feira

  • 10h: Oficina “Germinando ideias, nutrindo sentimentos, dançando pela paz”
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA/MG) e Gilsamara Moura (BA/SP)
    Classificação indicativa: Livre

23/09 – Terça-feira

  • 14h: Espetáculo “UMBIGO” com Fernanda Bevilaqua (Uberlândia/MG)
    Local: Hall do Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UNESP (Rodovia Araraquara Jaú, km 1)
    Artista-pesquisadora-intérprete: Fernanda Bevilaqua
    Diretor artístico/dramaturgista: Cassio Machado
    Classificação indicativa: Livre
  • 14h30 às 16h30: Mesa de debate “Letramento, cosmopercepções originárias e espaços de amor na Abya Yala e Pindorama”
    Local: Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, UNESP (Rodovia Araraquara Jaú, km 1)
    Participantes: Alexandre Campos (Unesp), Gilsamara Moura (UFBA), Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia), Sol Gbona (Estudante da Unesp)
    Mediação: Viccy Ferrari
    Classificação indicativa: Livre
  • 14h30: Oficina “Dançar e Florear por uma Educação Emancipatória”
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Ministrante: Luzinete Silva e Sabrina Kelly
    Classificação indicativa: Livre
  • 18h: Apresentação “8 Anos – Ecoar em Aracoara” com Maracatu Sementes Crioulas (Araraquara/SP)
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Ficha técnica: Fundado em 2017, em Araraquara/SP, o grupo é dedicado ao Maracatu de Baque Virado e é filiado à Nação Leão da Campina, de Recife-PE. Atua na periferia da cidade com foco em crianças, jovens e ações culturais comunitárias, promovendo oficinas, apresentações e projetos que fortalecem a cultura popular e a representatividade negra. Recentemente, instituiu a Associação Cultural Sementes Crioulas, ampliando sua atuação e compromisso com a difusão da cultura popular.
    Classificação indicativa: Livre
  • 19h: Espetáculo “Ofertório da Missa dos Quilombos” com Núcleo de Formados e Formandos da EMD Iracema Nogueira (Araraquara/SP)
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Direção e coreografia: Carlos Fonseca
    Elenco: Alunos Formados pela Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”
    Classificação indicativa: Livre
  • 19h: Espetáculo “Acúmulo – um diálogo sobre o cansaço” com PLATAFORMA23 (Ribeirão Preto/SP)
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Intérprete/criadoras: Helk Pedrassi e Sofia Monteiro
    Orientação artística: Eduardo Fukushima
    Classificação indicativa: Livre
  • 19h: Abertura de processo “DESTROÇOS” com Cássia Rabello, Jéssica Maia, Kami Bugni e Viccy Ferrari (Araraquara/SP)
    Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) / SP (Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire, Araraquara – SP)
    Direção: Viccy Ferrari
    Performers: Cássia Rabello, Jéssica Maia e Kami Bugni
    Classificação indicativa: Livre

24/09 – Quarta-feira
= 10h: Roda de conversa “Canto e dança – Saberes Indígenas e Compostagem dos Sentimentos” com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA/MG) e Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia)
Local: Fundação C.A.S.A. / evento para público específico

  • 20h: Espetáculo “A Dança e sua trajetividade em Araraquara e no mundo” com Grupo Gestus (Araraquara/SP)
    Local: Teatro do Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara – SP)
    Direção: Gilsamara Moura
    Dançarinos/ intérpretes: Carlos Fonseca, Érica Petroni, Gilsamara Moura, Lara Carvalho, Luzinete Silva, Sabrina Kelly, Tadeu Queiroz
    Classificação indicativa: Livre
    Ingresso: retirada de convite no dia a partir das 14h na Central de Atendimento SESC ou pelo Portal SESC

25/09 – Quinta-feira

  • 10h: Oficina “Saberes Indígenas e Compostagem dos Sentimentos”
    Local: Senac Araraquara/SP (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo, Araraquara – SP)
    Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia)
    Classificação indicativa: Livre
  • 19h: Espetáculo “Gestus 35 anos – Programa Especial “
    Local: Teatro do SESI Araraquara/SP (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana -Vila Xavier – Araraquara/SP)
    Direção: Gilsamara Moura
    Dançarinos/ intérpretes: Bárbara Moretto, Carlos Fonseca, Érica Petroni, Gilsamara Moura, Lara Carvalho, Luzinete Silva, Sabrina Kelly, Tadeu Queiroz, Vinicius Rocha
    Classificação indicativa: Livre
    Ingresso: Portal Meu Sesi

26/09 – Sexta-feira

  • 16h: Oficina “Danzorando: saberes indígenas e compostagem dos sentimentos” – Oficina aberta ao público em geral
    Local: Escola Estadual Dorival Alves (Rua Ceará, 1470 – Vila Xavier – Araraquara – SP)
    Ministrante: Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã e Pankarita Irene Flores (Povo Aymara – Nativa da Bolívia)
    Classificação indicativa: Livre
  • 19h: Espetáculo Programa Especial: “Entre pincéis e passos – Imagens que Dançam” obra de Renata Felinto e “Louca” com Grupo Gestus 35 anos (Araraquara/SP)
    Local: Teatro do SESI Araraquara/SP (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana -Vila Xavier – Araraquara/SP)
    Direção: Gilsamara Moura
    Dançarinos/ intérpretes: Carlos Fonseca, Érica Petroni, Gilsamara Moura, Lara Carvalho, Luzinete Silva, Sabrina Kelly, Tadeu Queiroz
    Classificação indicativa: Livre
    Ingresso: Portal Meu Sesi

27/09 – Sábado

  • 10h às 14h: Curso corpo rastreado – Lançamento do Curso “Formação Política em Produção” com Gabi Gonçalves (SP/Brasil)
    Local: SESC Araraquara / Sala Múltiplo Uso 01 (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara – SP)
    Número de Vagas: 20 (vinte)
    Inscrição: até dia 22 de setembro (segunda) com inscrições gratuitas mediante envio de carta de intenção e minibio (máximo 10 linhas) para o email: gestusdanca@gmail.com
    Resultado da seleção: dia 25/09
  • 20h: Espetáculo “Preto Abstrato” com E² Cia de Teatro e Dança (SP)
  • Local: Teatro do Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara – SP)
  • Concepção, direção e interpretação: Eliana de Santana
  • Produção: E² Cia de Teatro e Dança e Corpo Rastreado
  • Duração: 40 min
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Ingresso: retirada de convite no dia a partir das 10h no SESC ou pelo Portal SESC
  • 20h: Festa “Tocaya no FIDA” Com Tocaya (Araraquara/SP)
    Local: Buteco da Pista (Rua Carlos Gomes, 3082 – Vila Nice- Araraquara – SP)
    DJs organizadores: Micheletti e Roze
    Performance: Ahigor
    Classificação indicativa: 14 anos
  • 28/09 – Domingo
  • 17h: Aula de Samba Rock e Baile Black!
    Local: Espaço Arte Multicultural (Rua Itália, 1934 – Araraquara – SP)
    Coordenadora e Professora: Sabrina Kelly
    Participação especial: DJ Marcelo Becassi
    Classificação indicativa: Livre
  • Programação gratuita
Sair da versão mobile