Início Cultura e Lazer Samba e poesia marcam encerramento do Congresso

Samba e poesia marcam encerramento do Congresso

Para encerrar a programação cultural do 1º Congresso Internacional de Democracia Participativa, o sábado (16 de março) tem Slam das Minas com o espetáculo “Muda”, samba com Iuna Tuane e Carrapicho Rangel, além do balanço sonoro do DJ Micheletti. As atividades se iniciam às 16 horas gratuitamente e seguem até à noite: basta chegar e participar, sem necessidade de retirar ingresso.O DJ Micheletti, do Coletivo Tocaya, abre a programação às 16 horas, com seu balanço sonoro que tem movimentado diversas festas com repertório voltado à música brasileira. O som dançante de Micheletti segue até às 19 horas e, na sequência, começa o espetáculo “Muda”, com Slam das Minas. Por fim, às 20 horas, tem o samba de Carrapicho Rangel e Iuna Tuane, com o show “Bossa Brasil a Dois – a voz e o bandolim”.

Muda
“Muda”, com o coletiva Slam das Minas SP, é um espetáculo de spokenword, ou seja: de poesia falada, misturando poesia e música. Este espetáculo lítero-teatral aborda diferentes vertentes que permeiam o universo feminino: do corpo ao pensamento, da luta à liberdade, do sonho ao ser. Para tanto, as intérpretes brincam com a voz, ritmos e com a movimentação corporal. A linha que costura a obra propõe ao público reconstruir conceitos e derrubar estereótipos e receitas de padronização, afinal “somos muitas: não há palavra que nos defina”.
A coletiva Slam das Minas SP atua com literatura poética em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. Com quase três anos de existência vem conquistando notoridade e respeito pelo trabalho artístico e social que desenvolve. Para além da batalha poética a coletiva busca experimentar-se acessando outros espaços, como música, teatro, formação, entre outros. A poesia promove informação, troca e diálogo. A Slam trabalha para que mulheres descubram e explorem essas ferramentas.
Neste mês de março, a coletiva completa três anos de existência, e neste período, tornou-se referência na poesia dentro da temática feminina nas mais diferentes abordagens. As meninas também publicaram a primeira antologia poética de um slam apenas com textos de mulheres, e lançaram uma música em parceria com a rapper Drik Barbosa, com produção da Laboratório Fantasma.
Vale destacar que a Slam das Minas SP é a primeira batalha poética de São Paulo destinada ao gênero feminino. Desde 2016 já alcançou mais de 40mil seguidores nas redes sociais, batendo recordes de público em todos eventos.

Samba
O duo Carrapicho Rangel e Iuna Tuane apresentam “Bossa Brasil a Dois – a voz e o bandolim”, às 20 horas. O samba dá o tom para encerrar as atividades do Congresso.
“Bossa Brasil a Dois – a voz e o bandolim” reúne a paixão de dois amigos pela música brasileira. Com a sutileza da voz e o charme do bandolim, Carrapicho Rangel e Iuna Tuane apresentam um repertório selecionado a dedo com grandes nomes da música popular brasileira, notadamente no samba, na bossa-nova e na MPB. Para esse show o duo também convida, no contrabaixo, Franco Lorenzon.
O duo tem também um projeto de música brasileira em francês e deve sair em 2019 em turnê pela França e Europa. Iuna Tuane é vencedora estadual do Festival da Canção Francesa (2012) e desenvolve, desde então, um projeto que mescla um pouco dessas suas duas paixões. Vale destacar que Carrapicho Rangel foi nomeado, em janeiro deste ano, dentre os 20 melhores instrumentistas do Brasil pelo lançamento de seu último disco “Na Estrada da Luz”.
Cartola, Baden Powell, Baden Powell, Toquinho e Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Djavan, Carlos Lyra, Roberto Menescal são alguns dos compositores que integram o repertório de Bossa Brasil a Dois – a voz e o bandolim”.

SERVIÇO:
Congresso Internacional de Democracia Participativa – atividades culturais
Data: sábado (16 de março)
Local: CEAR – Centro Internacional de Convenção (Rua Ivo Antônio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

Horários:
– 16 às 19h: DJ Micheletti – Integrante do Coletivo Tocaya
– 19h: Slam das Minas SP, com o espetáculo “Muda”
– 20h: Samba com Iuna Tuane e Carrapicho Rangel
Grátis

Redação

Sair da versão mobile