Início Araraquara Saúde amplia vacinação contra meningite e HPV para meninos

Saúde amplia vacinação contra meningite e HPV para meninos

Ampliação segue recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, para ampliar cobertura vacinal

Os públicos aptos a receber a vacinação contra a meningite foram ampliados nos últimos meses, temporariamente, por recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, devido ao cenário epidemiológico de baixas coberturas vacinais vivenciadas no cenário nacional. A vacinação contra o HPV também está sendo ampliada; meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente.

As vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 15 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o PNI recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A ampliação, que é temporária e segue até fevereiro de 2023, estende a vacina Meningo C para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias que nunca receberam a vacina na infância.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C.

Também está sendo feito o reforço do imunizante para trabalhadores que atuam em serviços de saúde, independentemente da situação vacinal. Para se vacinar, basta apresentar comprovante de vínculo e registro profissional.

Além disso, foi orientada a ampliação temporária, até junho de 2023, da vacina Meningo ACWY para adolescentes de 13 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, também independentemente da situação vacinal. Lembrando que a vacina também está disponível para a faixa etária de 11 a 12 anos.

Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, pesquisas mostram que os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

HPV para meninos

E o Programa Nacional de Imunização (PNI) também orientou a ampliação, definitivamente, no calendário básico da vacina contra o HPV para meninos de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Agora, a vacinação dos meninos, que antes era feita de 11 a 14 anos; ficou igual à vacinação das meninas.

A vacina HPV quadrivalente pode prevenir os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

A vacinação contra o HPV também é feita em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 15 horas.

Redação

Sair da versão mobile