Início Araraquara Secretaria da Saúde apresenta informações sobre unidade do Jardim São Bento

Secretaria da Saúde apresenta informações sobre unidade do Jardim São Bento

Vereador Enfermeiro Delmiran (PL) havia pedido detalhes sobre USF a ser construída no bairro

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em julho, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pediu informações sobre o projeto da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) “Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira”, na confluência das avenidas Augusto Bernardi e Professora Maria Aparecida Machado Valério, no Jardim São Bento, com foco na previsão de quiosque para uso comunitário e atividades da unidade.

“A USF representa um importante avanço no acesso à Atenção Básica para os moradores da região, ampliando a cobertura e melhorando a estrutura de atendimento à população local”, argumentou o parlamentar no documento. “No entanto, os funcionários da unidade e moradores da região têm manifestado preocupação quanto à ausência de um quiosque ou espaço coberto externo, que poderia ser utilizado para a realização de atividades comunitárias, educativas, eventos da saúde e ações coletivas da própria unidade.”

Ainda segundo Delmiran, espaços multiuso nas USFs são recomendados pelo Ministério da Saúde para fortalecer o vínculo com a comunidade e viabilizar ações de promoção da saúde, atividades com grupos e eventos de mobilização social.

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que, no território da referida unidade, já existe a Academia da Saúde do Acapulco, “importante equipamento público voltado à prática de atividades físicas e ações de promoção da saúde e qualidade de vida da população”.

Quanto à previsão de construção de quiosque, área coberta ou espaço multiuso externo, a pasta esclarece que tal estrutura não consta no projeto original da obra da USF em questão. “Contudo, destacamos que a unidade foi implantada em área com amplo espaço disponível, o que possibilita, futuramente, a ampliação da estrutura física, seja para abrigar duas ou até três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), seja para a construção de um quiosque ou espaço apropriado para o desenvolvimento de atividades comunitárias, educativas e de mobilização social, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde.”

Encerrando, a Secretaria afirma que está prevista também a implantação de uma horta comunitária no entorno da unidade.

“Levando em conta a preocupação dos funcionários da unidade e moradores da região, articularemos junto aos deputados a viabilização de uma emenda parlamentar para possibilitar a construção desse quiosque”, pontua o vereador. “Essa estrutura poderia ser utilizada para atividades comunitárias, educativas, eventos de saúde e ações coletivas promovidas pela própria unidade”, conclui.

Sair da versão mobile