A secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, e a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo, participaram do “Canal Direto Especial Fim de Ano” desta sexta-feira (16) e apresentaram um balanço do esporte de Araraquara neste ano de 2022.
Milena e Roseli iniciaram o programa explicando as funções de suas pastas, que podem ser confundidas. Segundo Milena, a secretaria cuida da gestão das áreas de lazer, campos de futebol, ginásios e outros espaços que possuem estruturas esportivas, além de fazer a organização dos programas Escolinhas de Esportes e Saúde na Praça.
Já Roseli explicou que a Fundesport desenvolve condições para atletas mostrarem suas habilidades e competirem em alto rendimento, mantendo equipes em atividades e treinamentos para representarem o município em competições — nas categorias convencional, adaptada e melhor idade.
No balanço deste ano, Milena citou a retomada do campeonato amador de futebol, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, e pela primeira vez organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer. Foram 400 atletas em 16 equipes na Série A, mas também houve outras categorias. “Além da Série A, tivemos Série B, Série C, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17. E toda a realização foi da Secretaria de Esportes mesmo”, explicou.
A secretária também citou a realização do festival de futebol feminino e da Brasil Ladies Cup, evento que reuniu times de futebol feminino nacionais e internacionais. Na final, o Flamengo venceu o Internacional e conquistou o título. As outras equipes participantes foram Ferroviária, São Paulo, Santos, Palmeiras, Universidad de Chile (Chile) e Atlético de Madrid (Espanha).
Roseli mencionou a retomada dos Jogos Regionais, em que Araraquara terminou como vice-campeão, e o 5º lugar dos Jogos Abertos do Interior, em São Sebastião. “Foi um resultado histórico para Araraquara. O prefeito Edinho investe muito no esporte. Foi um momento muito significativo para o nosso município. Tivemos 195 municípios em São Sebastião e deixamos 190 municípios para trás. Esse 5º lugar foi o momento mais significativo de 2022 para a Fundesport”, disse Roseli.
Milena também demonstrou o crescimento dos programas municipais ao longo do ano. As Escolinhas de Esportes iniciaram 2022 com 2.800 crianças e chegaram a 6.000 em novembro, atuando em 45 bairros. O Saúde na Praça começou o ano com 719 alunos, em 60 pontos da cidade, e terminou com 1.576 alunos em 79 pontos.
Roseli e Milena também destacaram a contratação de profissionais feita ao longo do ano e o investimento nos atletas. “Em 2022 foi o maior investimento feito pela Prefeitura na Fundesport. Temos 360 atletas no programa Adote um Atleta. E, nas categorias de base, gira em torno de 600 atletas”, disse Roseli.
Para o próximo ano, a presidente da Fundesport destaca o desafio de Araraquara se manter na 5ª posição geral dos Jogos Abertos. “O desafio é manter a qualidade que a gente atingiu este ano e se manter no topo nos principais campeonatos, principalmente Jogos Abertos e Jogos Regionais.”
E a secretária Milena lembrou que a pasta de Esportes e Lazer inicia 2023 com atividades de férias em 14 locais já confirmados, e em breve divulgados com todos os detalhes, além das inscrições para as Escolinhas de Esportes entre 31 de janeiro e 12 de fevereiro, com aulas iniciando no dia 13 de fevereiro.
Ao vivo
O “Canal Direto Especial Fim de Ano” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, e às sextas-feiras, às 11h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.