Início Araraquara Semana Municipal de Poesia começa nesta quinta-feira (23)

Semana Municipal de Poesia começa nesta quinta-feira (23)

De 23 a 30 de outubro, a programação gratuita da “4ª Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila” celebra a poesia e os poetas locais

A programação cultural da cidade se prepara para mais uma imersão no universo literário. Entre os dias 23 e 30 de outubro acontece a “4ª Semana Municipal de Poesia – José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”, com atividades gratuitas que levam poesia, literatura e arte para diversos espaços culturais e ruas.
A programação é totalmente gratuita e aberta ao público, e inclui exposição, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas e sarau. A Semana Municipal de Poesia é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio da Câmara Municipal de Araraquara, Coletivo Campanha Luto Contra as Violências, Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras e FliSol.
A Semana integra o calendário oficial de eventos de Araraquara e tem como propósito valorizar os poetas locais, incentivar a leitura, formar novos públicos e aproximar a poesia da comunidade; a iniciativa foi instituída pela Lei nº 10.452/2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio.
A programação da Semana dos Poetas de Araraquara começa na quinta-feira (23), às 17h30, com a abertura oficial no saguão da Câmara Municipal, onde será inaugurada a exposição “Você conhece os Poetas de Araraquara?”. Em seguida, às 18h, o público poderá acompanhar o bate-papo “Proseando com Poesia e o Processo Criativo”, com os escritores Tadeu Marcato e Lilian Penteado, no plenário da Câmara.
Na quarta-feira (29), às 19h, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebe o lançamento coletivo dos contemplados no 3º edital de fomento Poeta da Vila, com mediação de Nerita Pio e participação de Beatriz Samara Medeiros, Julia Gorla, Danilo Caldeira e Bruno Rafael Caldeira.
Nos dias 29 e 30 de outubro, sempre às 15h, serão realizadas oficinas de poesia em diferentes espaços da cidade: no dia 29, a oficina “Filhos do Sol – Escrita Criativa”, com a professora Luana Guimarães, e no dia 30, no CRIA – Centro de Referência do Idoso, a oficina de teatro com a professora Patrícia Assunção. Esta programação é voltada exclusivamente aos participantes vinculados à cada uma das entidades.
A Semana se encerra na quinta-feira (30), às 19h, na Praça das Bandeiras, com o Sarau DELAS, um encontro poético marcado pela força da palavra feminina.

Poetas contemplados no 3º edital de fomento Poeta da Vila:

  • Beatriz Medeiros nasceu em Franca/SP, reivindica a vivência mineira. É poeta, professora e articuladora cultural na cidade de Araraquara. Uma das fundadoras do Slam da Morada, batalha de poesia que leva versos marginalizados para as praças da cidade e resistência aos corpos que os recitam. Foi contemplada pelo edital da IV Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”.
  • Bruno Caldeira é natural de Araraquara, bibliotecário e cientista da informação pela Universidade Federal de São Carlos. Foi vencedor do prêmio Latinidades Pretas e seus poemas foram traduzidos e publicados em inglês (pela Afro Hispanic Review) e em espanhol (pelo Centro de Estudios Avanzados, da Universidad de Playa Ancha). Teve seu livro de estreia “por mais fortes que possam ser seus anseios, você não pode segurar a água”, publicado em 2020 pela Editora Artefacto. Sobre “Fissuras”, seu segundo livro, o autor discorre: “este é o momento de que eu abro meu peito, sangro, estilhaço e me curo – é sobre se humanizar”. Foi contemplado pelo edital da IV Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”.
  • Danilo Zamorano é escritor e desenhista, atua na cidade de Araraquara/SP, onde nasceu em 1983. Autor de ‘Bitter – poesia sem moderação’ (contemplado no edital da IV Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”), ‘Angosto’ (novela surrealista lançada em 2022), ‘Carregando…’ (integrado no livro coletivo do edital 02/2025 – 1º Prêmio FliSol de Contos), foi um dos fundadores do grupo de história em quadrinhos ‘Hquê?’ (Vol. 1 ao Vol. 5), dirigiu e roteirizou o curta-metragem ‘No Fundo do Copo’ (selecionado no festival SEDA, 2014). Formado em ‘Comunicação Social’ (Uniara, 2005) e ‘Letras’ (Unesp, 2014) trabalha como educador e publicitário desde 2004.
  • Julia Gorla é professora, poeta, compositora, cantora e empresária. Com formação em Letras e Mestrado em Semiótica e Estudos Literários, desenvolve uma trajetória marcada pela integração entre educação, literatura e música. É idealizadora do espaço cultural Sarau da Versa e diretora da Versa Escrita e Cultura, iniciativas que promovem a valorização da palavra em suas múltiplas formas de expressão. Como integrante do projeto musical ReoJuliaDoppio, destaca-se por sua produção autoral que une lirismo, sonoridade e pensamento crítico, contribuindo de forma significativa para a cena cultural contemporânea. Premiada na IV Semana de poesia “José Roberto Telarolli – O poeta da Vila”, publica seu primeiro livro de poemas e canções: “Catadora de Silêncios”.

Programação

• 23/10 (quinta-feira)
17h30 – Abertura oficial com a exposição “Você conhece os Poetas de Araraquara?” / saguão
18h – bate-papo “Proseando com Poesia e o Processo Criativo”, com os escritores Tadeu Marcato e Lilian Penteado / plenário
Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)

• 29/10 (quarta-feira)
19h – Lançamento coletivo dos contemplados no 3º edital de fomento Poeta da Vila, com mediação de Nerita Pio e participação de Beatriz Samara Medeiros, Julia Gorla, Danilo Caldeira e Bruno Rafael Caldeira
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

• 29 e 30/10 (quarta e quinta-feira)
15h – Oficinas de Poesia (para participantes vinculados às entidades)

  • 29/10 – Filhos do Sol: “Oficina de Escrita Criativa”, com a professora Luana Guimarães
  • 30/10 – CRIA – Centro de Referência do Idoso: “Oficina de Teatro”, com a professora Patrícia Assunção

• 30/10 (quinta-feira)
19h – Encerramento com o “Sarau Delas”, encontro poético marcado pela força da palavra feminina
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

Programação gratuita

Sair da versão mobile