Início Araraquara Sempre alerta! Nem pandemia parou grupos escoteiros de Araraquara

Sempre alerta! Nem pandemia parou grupos escoteiros de Araraquara

No dia 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Escoteiro. No entanto, com a pandemia, as atividades dos grupos de escoteiros de Araraquara foram bem diferentes no último ano. “Nossa atividade é pregada na atividade ao ar livre, atividade em equipe, e isso, com todo o isolamento social, foi perdido, já que os jovens teriam que ficar reclusos em suas residências com seus familiares. Então, o maior desafio foi fazer atividades, planejar atividades on-line que fizessem com que o jovem tivesse um pouco dessa experiência que teria ao ar livre”, comenta Danilo Borsari, Adulto Voluntário do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato.

“Tivemos que nos reinventar, não tínhamos o costume de ter atividades on-line, então tivemos que aprender novas formas de passar essas atividades de forma atrativa, divertida, diferenciada das atividades escolares que estão sendo passadas, porque as crianças também já estão cansadas, porque todas as atividades são on-line”, completa Thais Cruz, Adulto Voluntário Chefe do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

Os jovens aprovaram as tarefas recebidas nesse período. “Neste ano, as atividades foram bem elaboradas e muito divertidas”, diz Murilo Rodrigues, Jovem Lobinho do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

“O que está sendo legal é que estamos conseguindo fazer nossas atividades e, muitas das vezes, com toda a nossa família, como pai, mãe e irmãos”, enfatiza Isabelle Feitosa, Lobinha do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato.

“Estão sendo muito legais, divertidas e dinâmicas. Estou aprendendo muitas coisas”, afirma Yasmin Augusto, Jovem Escoteira do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

Nicolas de Túlio, Jovem Escoteiro do Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato, concorda. “Aprendemos que, mesmo distantes, não perdemos a essência do escotismo”.

E os esforços dos escoteiros não foram esquecidos. Aqueles que se destacaram no último ano foram mais uma vez premiados com o Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

“Escolhemos essa data para parabenizar e dar visibilidade ao trabalho excepcional dos grupos escoteiros aqui de nossa cidade em prol da comunidade, não somente dos jovens, mas também dos adultos voluntários, que dedicam suas vidas a esse movimento juvenil, que também é mundial. Temos muito orgulho de ter, aqui em Araraquara, dois grupos que, mesmo durante a pandemia, continuam trabalhando na formação de líderes e futuros adultos ativos na sociedade, com foco na sustentabilidade, ajuda ao próximo e fortes laços de amizade. Os jovens e os adultos premiados são grandes exemplos de trabalho árduo em prol de um mundo melhor. Parabéns a todos!”, parabeniza o vereador.

Redação

Sair da versão mobile