Início Araraquara Sesc Verão traz para Araraquara programação inclusiva, que destaca os esportes paralímpicos 

Sesc Verão traz para Araraquara programação inclusiva, que destaca os esportes paralímpicos 

Escalada, futebol de amputados, esgrima em cadeira de rodas e parabadminton. Conheça os esportes, os atletas

A partir deste sábado (6) tem início no Sesc Araraquara a programação gratuita que integra a 29ª edição do Sesc Verão. A iniciativa busca incentivar a prática regular de atividades físicas, apresentando modalidades diversas e destacando o esporte inclusivo, com atividades, vivências e apresentações de modalidades e atletas paralímpicos.   

No domingo (7) de abertura do Sesc Verão, a apresentação dos atletas do Futebol de Amputados é um dos destaques, trazendo a equipe Corinthians Mogi para Araraquara, juntamente com  Rogerinho (R9), maior artilheiro mundial da modalidade. Corinthinas Mogi, da cidade de Mogi Mirim-SP, já foi Campeã Paulista, da Copa do Brasil e Brasileira da modalidade.  

Na semana seguinte é a vez da exibição do parabadminton, modalidade disputada em Jogos Paralímpicos, coma atleta Mikaela Almeida, de Manaus (AM). Ela nasceu com uma deficiência no membro superior direito e iniciou no parabadminton aos treze anos. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, conquistou a medalha de ouro na disputa individual classe SU5. Mikaela foi convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. 

No domingo (21), a Esgrima em Cadeira de Rodas, também disputada em Jogos Paralímpicos, encerra esse rol de apresentações, com a performance da atleta Carmem Oliveira, que como consequência de uma vacina de poliomielite vencida teve uma atrofia na parte inferior da perna direita. Ela conheceu o Movimento Paralímpico ao assistir os Jogos Rio 2016. Praticou o Tênis de Mesa antes de migrar para a Esgrima e representou o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020. 

Além disso, ao longo do mês todo, de 6 a 28 de janeiro, a parede de escalada estará em funcionamento, com uma equipe preparada para o atendimento de pessoas com necessidades especiais. É uma modalidade destinada a todos os públicos acima de 6 anos de idade, cujo objetivo é atingir o topo de uma parede de 9m de altura com o auxílio de monitoria especializada. A utilização de roupas confortáveis e calçado fechado é fundamental para vivenciar a atividade com segurança. 

Redação

Sair da versão mobile