As atletas e a comissão técnica do basquete feminino do Sesi Araraquara comemoraram o bicampeonato na Liga de Basquete Feminino (LBF), na manhã dessa quinta-feira (25), com muita festa pelas ruas da cidade, desfilando na Carreta Avassaladora até o Paço Municipal, onde foram recepcionadas pelo prefeito Edinho.
Em uma virada impressionante e inédita na história, o Sesi Araraquara, comandado pelo técnico João Camargo, conquistou o bicampeonato da LBF, competição que reúne a elite da modalidade no Brasil, na última terça-feira, dia 23 de julho. A conquista veio com uma vitória emocionante na prorrogação sobre o time do Sampaio Basquete, em São Luís, Maranhão. Aline Moura foi eleita a melhor jogadora das finais da competição nacional.
“Quero agradecer a comissão técnica, agradecer todos que constroem o basquete em Araraquara e, principalmente, as atletas que são as que escrevem a história. Agradeço a Aline, em nome de todo o elenco, e faço um agradecimento especial a Érica: você escolheu onde você escreveria o epílogo de sua carreira e isso, para nós, é motivo de muito orgulho. É grandioso ter escolhido o Sesi Araraquara. Você certamente está entre as cinco maiores jogadoras da história do basquetebol feminino”, declarou Edinho em sua saudação à equipe, se referindo a Érica Souza, pivô do Sesi Araraquara que acompanhava a recepção.
Com 42 anos, Érika foi contratada para reforçar o time na busca pelo bi da LBF e anunciou sua despedida das quadras após a conquista do título. A atleta teve passagem marcante pela seleção brasileira de basquete; ano passado, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. Além disso, atuou na WNBA (NBA feminina), onde foi três vezes eleita para o All-Star Game.
Após o destaque à pivô Érika, o prefeito continuou sua saudação ressaltando o projeto do Sesi Araraquara Basquete, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Araraquara, que teve início em 2018 com uma articulação de Edinho com o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf.
“Eu não acredito em mágica, O fato do Sesi ter ganho tudo é consequência de um processo. Nós acreditamos na construção de um projeto onde as atletas são respeitadas enquanto profissionais. Isso é o que o Sesi faz e trabalhamos para que isso seja mantido. Quero muito que a gente seja modelo para que outras equipes façam o mesmo e invista na mulher que escolher o basquetebol como profissão. Que cada pessoa que participar desse projeto deixe um pedaço de inspiração e um pedaço de energia. Porque eu acredito no esporte. O esporte abre perspectiva, cria possibilidades e perspectiva de futuro, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania”, defendeu o prefeito Edinho.
No ato, a atleta Érika Souza entregou a medalha ao prefeito Edinho e a capitã Aline realizou a entrega simbólica do troféu.
Com o bicampeonato na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara amplia sua hegemonia no basquete feminino brasileiro e é o atual campeão de todas as competições que integram o calendário de basquete feminino: Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista, Liga de Basquete Feminino, Copa da LBF e Liga Sul-Americana de Basquete Feminino.