Início Araraquara Sesi Araraquara faz 2º jogo da final da Liga de Basquete Feminino

Sesi Araraquara faz 2º jogo da final da Liga de Basquete Feminino

Após derrota no primeiro jogo, equipe araraquarense precisa vencer para igualar série melhor de cinco

O Sesi Araraquara voltará à quadra nesta sexta-feira (12), às 21h, para encarar o Sampaio Basquete-MA no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), pelo segundo jogo da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil.

A final é disputada no sistema melhor de cinco jogos. O primeiro duelo aconteceu na quarta-feira (10), também no Maranhão, onde o time da casa levou a melhor pelo placar de 70 a 65. Em um confronto equilibrado e com muita pressão da torcida, o Sampaio Basquete esteve à frente do placar até o último quarto, quando o Sesi Araraquara conseguiu a virada. Nos últimos segundos, Sassá, do Sampaio, acertou uma bola de três pontos que decretou o empate por 62 a 62. Na prorrogação, a equipe do Maranhão foi mais eficiente para conquistar a vitória e abrir vantagem na série.

Sassá foi a melhor jogadora em quadra e também a cestinha com 24 pontos, além de oito rebotes e cinco assistências. Pelo lado araraquarense, o destaque foi Aline Moura, autora de um duplo-duplo com 15 pontos e 11 rebotes, e Manu de Oliveira, com 15 pontos.

O jogo 3 será realizado no dia 17, quarta-feira, às 21h, no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, em Araraquara, com entrada gratuita mediante reserva no site do Sesi e as transmissões ao vivo da TV Brasil, Sportv e Uol.

Caso necessário, o jogo 4 também será no Gigantão, no dia 19, sexta-feira, às 21h, enquanto o derradeiro jogo 5 está marcado para o dia 23, terça-feira, às 21h, em São Luís, com mando de quadra do Sampaio Basquete. Diferentemente da temporada passada, quando o Sesi Araraquara teve melhor campanha, o time maranhense terá em 2024 a vantagem de disputar três jogos da decisão em seus domínios.

O Sampaio Basquete chega às finais da LBF pela sexta vez em oito anos, na busca do tetracampeonato que repetiria os feitos das temporadas 2015/2016, 2019 e 2022. Após o título simbólico da primeira fase com a melhor campanha de sua história (de impressionantes 19 vitórias em 20 jogos e 95% de aproveitamento), o time treinado por Bruno Guidorizzi passou pela Sodiê Mesquita nas quartas de final (2 a 0 na série) e pelo Unimed Campinas nas semifinais (2 a 1).

O Sesi Araraquara está na segunda decisão consecutiva e joga pelo bicampeonato. Após o terceiro lugar na fase de classificação (14 vitórias e 6 derrotas), o clube despachou o Unisociesc Blumenau nas quartas de final (2 a 0 na série) e eliminou o Ituano nas semifinais (2 a 1).

Em 2023, o clube araraquarense, treinado por João Camargo, conquistou o título inédito da LBF ao derrotar o maranhense no quinto jogo, por 74 a 62, com Aline Moura sagrando-se a MVP das Finais – ela também seria a MVP daquela temporada.

No histórico do confronto entre os finalistas, o Sesi Araraquara leva vantagem: são 9 triunfos contra 7 do Sampaio. Em 2024, no entanto, o tubarão levou a melhor nos dois jogos da fase de classificação: 68 a 59, em março, no Maranhão, e 79 a 75 em maio, em São Paulo. Os clubes também se enfrentaram neste ano na decisão inédita da Copa LBF, ainda em maio, que terminou com título araraquarense.
Foto: João Marcos / Sampaio Basquete

Redação

Sair da versão mobile