A programação da 34ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa se encerra no sábado, 25 de junho, com a apresentação do espetáculo “Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã”, de Jhonny Salaberg, no teatro do Sesc Araraquara, às 20 horas. A programação é gratuita, com distribuição de ingressos realizada uma hora antes da apresentação. É necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante o evento.
Com classificação etária de 16 anos,“Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã” apresenta a história de um menino negro – morador do bairro Guaianases, zona leste de São Paulo – que vai à padaria no primeiro dia do ano e leva um “enquadro” de um policial.
A partir daí o menino começa a correr e não para mais, o que o leva a uma maratona pelo mundo passando por países da América Latina e África. Ao longo do caminho ele é atingido por 111 tiros de arma de fogo do policial que o persegue… “Buraquinhos” que abrem sem pudor em uma saga de um herói marginal. Uma denúncia ao genocídio da população jovem, negra e periférica com fortes tintas de realismo fantástico.
SLAMC – A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa vem sendo realizada de 18 a 25 de junho, com apresentações cênicas, performances, oficinas, encontros no Café de Investigação, cenas curtas e mesas redondas.
A provocação dessa edição apresenta o tema: “Encontros Mais Que Possíveis”. A proposta inspira-se na ideia de diálogos ficcionais, imaginários, entre três nomes muito relevantes para a história do teatro brasileiro: Oswald de Andrade, na condição de componente do chamado “Grupo dos cinco” da Semana de Arte Moderna de 1922, Zé Celso e Luís Antonio Martinez Corrêa, artistas araraquarenses de grande relevância no teatro brasileiro.
Com curadoria da atriz Nilceia Vicente e o ator Victor Ferrari como coordenador de produção, a 34ª SLAMC vem com uma importante provocação: ao voltar para o passado e rever os movimentos artísticos que reformularam o pensamento sobre o fazer cultural, a aproximação da arte com a sociedade e a forma como esses rompantes artísticos vêm sendo refeitos ao longo do tempo, é também projetar- se para o futuro.
A SLAMC é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Cultura e tem o apoio da Unesp Araraquara, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Toda a programação é gratuita e as informações podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e no Instagram da SLAMC (@slamc_aqa).
Ficha técnica:
“Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã”
Idealização, Coordenação e Dramaturgia: Jhonny Salaberg
Direção: Naruna Costa
Elenco: Ailton Barros, Filipe Celestino e Jhonny Salaberg
Músicos em cena: Erica Navarro e Giovani Di Ganzá
Preparação corporal: Tarina Quelho
Direção Musical: Giovani Di Ganzá
Cenografia e figurino: Eliseu Weide
Assistência de cenografia e figurino: Carolina Emídio
Criação e Operação de luz: Danielle Meireles
Artista gráfico: Murilo Thaveira
Fotos: Alessandra Nohvais, João Silva, Juliana Vieira e Noelia Nájera
Produção executiva: Jhonny Salaberg
Produção de palco: Washington Gabriel
Cenotécnica: Marcus Garcia