A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,3 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em São Carlos e Araraquara. No primeiro semestre de 2018 ante o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 24,71% no número de irregularidades identificadas, passando de 910 para 1.135 casos.
São Carlos contabiliza o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 1.044 ocorrências após 3.682 inspeções realizadas. Ou seja, as equipes de campo da CPFL Paulista identificam uma irregularidade a cada três inspeções na cidade. Em Araraquara, foram registrados 91 casos após 1077 inspeções (ver tabela abaixo).
No primeiro semestre de 2018, considerando as cidades de Araraquara e São Carlos, a CPFL Paulista conseguiu recuperar um volume de 2.724 MWh de energia furtada, um crescimento de 24,7% na comparação com igual período de 2017. O volume recuperado seria suficiente para abastecer 1.513 famílias compostas por até quatro pessoas ou o consumo de uma cidade do porte de Borebi (1.046 mil clientes) por um ano.
Cidades |
Período |
Inspeções Realizadas |
Irregularidades |
Energia recuperada (MWh) |
Casas por 1 ano |
São Carlos |
2017 (1SEM) |
2.571 |
486 |
1.165 |
648 |
2018 (1SEM) |
3.682 |
1.044 |
2.506 |
1.392 |
|
Araraquara |
2017 (1SEM) |
1.851 |
424 |
1.018 |
566 |
2018 (1SEM) |
1.077 |
91 |
218 |
121 |
|
Total |
2017 (1SEM) |
4.422 |
910 |
2.183 |
1.214 |
4.759 |
1.135 |
2.724 |
1.513 |
O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que vem adotando novas tecnologias e aplicando mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise.
Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, os investimentos em inteligência no monitoramento têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. “A integração com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem sido fundamental nessas operações que visam o combate às ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram a identificação de um número maior de irregularidades na rede em 2018”, afirma o Sartori.
Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br, pelo telefone 0800 774 4286 ou pelo site www.cpfl.com.br (clique no banner “Serviços On-line” e em seguida entre na aba “Serviços Técnicos”. Escolha a opção “Denúncia de Furto de Energia”).
Furtos e fraudes são considerados crime
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
A fraude e furto de energia também tem um impacto social significativo, uma vez que não há arrecadação de impostos sobre a parcela de energia furtada. Isso diminuiu a disponibilidade de recursos do poder público para investimentos em saúde, segurança e educação.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% no total de perdas de energia de suas distribuidoras, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.