A Instituição SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania foi implantada no dia 19 de abril de 2002 em uma parceria com o Lar Escola Redenção, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Araraquara e com o Fundo Social de Solidariedade.
Atende 50 meninos na faixa etária entre 9 e 14 anos de idade, de diversos bairros periféricos de Araraquara, matriculados em Escolas Públicas. No contraturno escolar, os alunos frequentam a Instituição com atividades desenvolvidas para a prática da cidadania, com oficinas esportivas como futebol, karatê e natação, culturais como violão e arte, oficina do saber, informática, oficina de valores, de bombeiro e atividades de civismo em parceria com o Tiro de Guerra, com o objetivo de desenvolver múltiplas
habilidades, despertando na criança e no adolescente seus potenciais e o prazer em estar, em aprender, em fazer e nas descobertas, procurando também desenvolver potenciais como autodescoberta, a criticidade e habilidades socioemocionais.
Missão
A Instituição tem como missão fornecer subsídios necessários para que a criança e ou o adolescente encontre dentro de si os instrumentos necessários para reconhecer-se parte do sistema, da sociedade, cumpra com seus deveres e saiba interpretar os seus direitos, exerça a cidadania, respeitando a si e ao outro e encontre nesse percurso a felicidade de ser.
Metas almejadas
O SOS Bombeiros atende na sua capacidade máxima, 50 meninos de 9 a 14 anos de idade, porém espera conseguir diminuir a lista de espera com o aumento da capacidade de atendimento, mas com o cuidado de manter a qualidade.
Os recursos advém do Governo Estadual e Municipal, de empresas que apoiam com a divulgação em meios de comunicação em campanhas, de pessoas físicas que colaboram com doações, principalmente de alimentos e na doação da Nota Fiscal Paulista através do cadastro do CNPJ
50.400.951/0001-26, sendo de fundamental importância para as três casas. Lar Escola Redenção localizada no São José (Sede), Lar Escola Núcleo Bezerra de Menezes, que hoje atendem juntas 147 meninos de 06 a 14 anos de idade.
Nota-se a importância e efetividade desse trabalho quando os assistidos e seus familiares sentem-se realmente acolhidos pela equipe e colaboradores. Sempre que há oportunidade e/ou necessidade as famílias procuram a entidade para diversos tipos de auxílio e os meninos, na sua maioria, quando possível pedem para permanecer o dia inteiro na Instituição.
“Tudo o que fazemos é com muito amor e esperamos que com a participação das crianças na Instituição possamos formar bons cidadãos e que tenham oportunidade de estudos, alimentação e que com as oficinas aprendam valores e que mesmo após a saída da Instituição sejam capazes de realizar seus sonhos e que nada é distante, independentemente da realidade de cada um. Hoje temos a oportunidade de cuidar e cuidar com carinho, por isso almejamos a ampliação da Instituição de forma que mantenhamos a qualidade e satisfação”, ressalta a direção da Instituição.