Início Araraquara Sub-14 e 16 das Guerreiras se reapresentam para a temporada 2023

Sub-14 e 16 das Guerreiras se reapresentam para a temporada 2023

Em 2023, as categorias de formação têm dez competições confirmadas para disputar

Na última quarta-feira (04), as equipes sub-14 e 16 das Guerreiras Grenás se reapresentaram para a temporada 2023. O início da temporada foi na sala de imprensa da Fonte Luminosa, onde foram apresentadas as normas e regras do clube pelas comissões técnicas.

Em 2023, as categorias de formação têm dez competições confirmadas para disputar. As duas primeiras já começam no final de janeiro, com previsão de acontecer entre os dias 20 e 29: a Liga de Desenvolvimento sub-14 e sub-16, que deverá ser realizada na cidade de Eldorado do Sul, em Porto Alegre. As Guerreirinhas são as atuais campeãs da Liga de Desenvolvimento sub-16.

Dentre os objetivos de 2023, a coordenadora das categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária, Rafaela Esteves, destacou a formação de atletas do clube para a equipe profissional, dar continuidade nas convocações para a Seleção Brasileira e manter a instituição dentre as melhores base do Brasil. “Tivemos um ano de 2022 com muitas conquistas nas categorias de base e sabemos que para esse ano teremos um desafio maior, que é manter o nível competitivo e estarmos entre as melhores equipes do Brasil. Com muito esforço, conseguimos manter todas as atletas no elenco e isso mostra o quão elas estão engajadas e comprometidas com o projeto. Agora é hora de darmos sequência no trabalho realizado no ano anterior e vamos em busca dos nossos objetivos, tornando cada vez mais um projeto sólido, pensando na formação e desenvolvimento delas também pelo lado humanizado”, disse.

Neste ano, será criada oficialmente a categoria sub-12 para o futebol feminino, em parceria com a Prefeitura de Araraquara. O início dos treinos com a nova categoria está previsto para o começo de março.

Veja as competições que as Guerreirinhas estão confirmadas:
– Liga Desenvolvimento sub-14 (início em janeiro)
– Liga Desenvolvimento sub-16 (início em janeiro)
– Brasileiro sub-20 (início em março)
– Paulista sub-17 (início em maio)
– Festival sub-14 (início em maio)
– Festival sub-12 (início em maio)
– Paulista sub-15 (início em setembro)
– Paulista sub-20 (início em setembro)
– Brasileiro sub-17 (início em novembro)
– Copinha sub-20 (início em dezembro)

Ainda existe a possibilidade da disputa da Copa Nike. Em caso de conquista da Liga Desenvolvimento, haverá a disputa da Comnebol Fiesta Evolución, a Libertadores da categoria. A Locomotiva é a atual campeã continental sub-16.

As Guerreirinhas também deverão representar Araraquara nas disputas dos Jogos Regionais e Abertos.

Veja as comissões técnicas que foram reapresentadas:

Sub-14
Treinador: Anderson Clayton
Auxiliar técnica: Janaine Camargo
Prep. goleira: Carlos Augusto (Tuti)
Prep. físico: Carlos Rosa
Analista desempenho: Agnaldo Belizario (Zeca)

Sub-16
Treinadora: Julia Passero
Auxiliar técnica: Amanda Rossatto
Prep. goleira: Januaria Argolo
Prep. física: Michele Wakim

Fisioterapeuta de ambas categorias: Mariana Lopes
Captadora: Karina Konzen

2022 histórico
O ano de 2022 foi histórico para as categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária. Ao todo, foram nove competições disputadas, com seis finais e cinco títulos conquistados. Além disso, as Guerreiras tiveram representantes nas conquistas do Sul-Americano com a Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-20, e também nas disputas da Copa do Mundo sub-17 e sub-20.

A Ferroviária foi o único time de São Paulo a disputar todas as competições possíveis de base. Também foi o único time paulista a chegar em todas as finais de competição estadual, conquistando três títulos (Festival sub-14, Paulista sub-15 e Paulista sub-20), além de dois títulos internacionais (Libertadores sub-16 e Conmebol Magic Cup sub-16).

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

Redação

Sair da versão mobile