Adriel Manente
Com o fim da folia do Carnaval, os supermercados já se movimentam para outra data muito importante para o setor varejista, a Páscoa. Grande parte dos estabelecimentos da cidade já iniciaram as vendas dos produtos de chocolate. Expectativa de vendas para esse ano é maior do que a do ano passado.
“Com diversas variações de preço, os ovos são, sem dúvida, o principal produto desta época do ano. E a expectativa de vendas é sempre alta. Igual a do ano passado ou talvez maior”, comenta um dos gerentes de uma rede de supermercados da cidade ouvido pela reportagem do jornal O Imparcial, que diz também que, desde a semana passada, quando os lotes dos ovos chegaram, já iniciaram as vendas. “Por enquanto está fraco, mas a tendência é aumentar”, afirma.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (ABICAB), na Páscoa de 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior do que o total de 2017. Os números de 2019 não estão consolidados, uma vez que as indústrias ainda estão em processo de produção. Quanto às expectativas de vendas, cada empresa possui sua estratégia de vendas e não há como mensurar isso”, informa a entidade.
Páscoa e a origem do coelho e dos ovos de chocolate
De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. A data lembra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição. Os coelhos, segundo a tradição judaica, representam fertilidade, e o ovo, renascimento.