Início Araraquara Surgimento de novo bairro pode saturar atendimento em posto de saúde

Surgimento de novo bairro pode saturar atendimento em posto de saúde

Na tarde desta quarta-feira (24), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) “Doutor Ray de Paula e Silva”, no bairro Altos de Pinheiros, conhecendo as instalações e conversando com a enfermeira-chefe Milena Cristina Belon Soardes dos Santos.

Milena relatou que o espaço é relativamente novo e que a equipe não passa por muitas dificuldades. Atendendo atualmente cerca de 1200 famílias, o local conta com três médicos, sendo um de Saúde da Família, um pediatra e um ginecologista, além de uma dentista e uma auxiliar, três técnicas de enfermagem, dois profissionais de limpeza e sete agentes comunitários de saúde.

A unidade é responsável por atender, hoje, os bairros Altos de Pinheiros I e II e Residencial Alamedas, porém, com a redivisão feita pela Secretaria de Saúde, passará a atender também os bairros Residencial Alamedas II e III, aumentando significativamente a demanda para a unidade de saúde. Para o vereador Rafael de Angeli, caso isto ocorra, o ideal seria a construção de mais uma unidade próxima a esses bairros futuramente.

Milena disse ainda que, nas condições atuais, todos os pacientes são atendidos sem longas filas de espera, tanto em consultas médicas quanto odontológicas. Destacou também que o médico de Saúde da Família faz atendimentos por meio do Programa “Saúde em Casa”.

“Precisamos que o Executivo entre em entendimento com os setores e servidores envolvidos na saúde para que haja um planejamento de expansão dos serviços prestados e para que os mesmos não se sobrecarreguem nos postos. De todas as unidades que visitamos desde o começo do mandato, essa é uma das melhores. O prédio está bem conservado e os materiais em ordem. A única solicitação feita foi a de uma lombada por conta de alguns motoristas não respeitarem o limite de velocidade. Entraremos em contato com os órgãos competentes para que seja estudada a possibilidade da implantação”, salientou e finalizou Angeli.

 

Redação

Sair da versão mobile