Início Araraquara Teatro do Centro Internacional de Convenção terá nome de José Celso Martinez...

Teatro do Centro Internacional de Convenção terá nome de José Celso Martinez Corrêa

Projeto de lei que homenageia o ator, diretor e dramaturgo araraquarense, um dos grandes nomes das artes cênicas do Brasil, foi aprovado pela Câmara Municipal

O diretor teatral e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, 86, foi internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, nesta terça-feira (4), após um incêndio atingir o apartamento no bairro Paraíso, na zona sul da capital paulista. Foto: José Celso Martinez/Instagram

Um dos grandes nomes das artes cênicas do Brasil, o ator, diretor e dramaturgo araraquarense José Celso Martinez Corrêa terá seu nome eternizado no espaço que abriga o teatro do Centro Internacional de Convenção. O projeto de lei que oficializa a denominação foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira (27).

De autoria da Prefeitura, o texto atende indicação da vereadora Fabi Virgílio (PT), que havia feito ao Executivo a sugestão dessa homenagem com a denominação em algum espaço público de Araraquara ligado à cultura.

Zé Celso morreu em 6 de julho de 2023, aos 86 anos, devido a um incêndio no apartamento em que morava, em São Paulo.

“José Celso Martinez Corrêa é uma das mais ilustres figuras do teatro brasileiro. Deixou um legado inestimável nas artes cênicas e nas artes, de maneira geral. Um filho desta terra que se eterniza e que está nas entranhas da vida da nossa cidade e na nossa rotina do dia a dia, principalmente, para os fazedores de arte e cultura”, declarou Fabi durante a discussão sobre o projeto na sessão.

Zé Celso nasceu em Araraquara em 1937. O artista iniciou oficialmente sua carreira em 1958, quando fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona, na capital paulista, junto com outros artistas. Seu primeiro grande trabalho foi a montagem de “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade e encenada pela primeira vez em 1967.

Outras de suas montagens teatrais populares são “Roda Viva”, “As Bacantes”, “Pequenos Burgueses”, “Os Sertões”, “Taniko, o Rito do Vale”, “Os Mistérios Gozosos”, “Boca de Ouro” e “Cacilda”.

texto da indicação destaca que Zé Celso é responsável pela formação de muitos atores conhecidos do grande público, como Alexandre Borges, Bete Coelho e Leona Cavalli, além de ter dirigido estrelas como Marília Pêra, Dina Sfat, Zezé Motta, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Raul Cortez e Tarcísio Meira.

Redação

Sair da versão mobile