Professores e alunos do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, do curso de Direito e do Mestrado em Educação da Universidade de Araraquara – Uniara participaram massivamente do I Congresso de Direito Internacional: Sistemas Regionais de Direitos Humanos – I CDI, com diferentes Grupos de Trabalho – GTs e 52 artigos aprovados e publicados. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, em Portugal.
De acordo com a professora assistente do curso de Direito e aluna do Mestrado em Direito da Uniara, Mariana Passos Beraldo, “o CDI – primeiro congresso da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa – contou com 53 simpósios, ou como chamamos aqui no Brasil – Grupos de Estudos”. “Foram apresentados em média 224 estudos e teve mais de 350 participantes, uma vez que cada trabalho poderia ter coautores. Foram apresentados trabalhos em diversos idiomas e contou com a participação de pesquisadores e professores de dezessete países”, relata.
Segundo ela, “a Uniara, contou com a participação de docentes e alunos do Mestrado em Direito e em Educação, além da minha, que sou pesquisadora-colaboradora do Mestrado em Direito”. “Foi um evento muito proveitoso, porque foi uma troca de experiências, estudos e pesquisas, e discussões sobre metodologias entre os professores da Uniara e de outras instituições, tanto brasileiras quanto internacionais”, completa a professora.
Mariana ressalta que “o que foi bem interessante foi que alguns alunos e docentes da Uniara apresentaram trabalhos em grupos em parceira com outros professores de graduações do Brasil”. “Foi uma troca muito grande entre pesquisadores. Esse foi mais um passo para o processo de internacionalização do nosso Mestrado”, afirma.
“Foi nossa estreia em um grande evento internacional e não poderia ser melhor. O ponto X, que justamente foi possível e contou com essa participação tão forte e constante da equipe da Uniara, foi que na sessão de encerramento uma das coordenadoras do CDI mencionou a Uniara. Entre tantas instituições que participaram, poucas foram mencionadas, e a Uniara foi destacada em razão dessa participação gigante no evento. A universidade entrou de cabeça e isso mostra o comprometimento que a instituição tem com a pesquisa, como forma de engrandecer e de devolver para a sociedade tudo o que aprendemos na academia”, conclui.
Para o coordenador do curso de Direito, Fernando Passos, “foi um enorme prazer participar e coordenar juntamente com o professor e coordenador do Mestrado em Direito, Edmundo, um grupo de trabalho sobre metodologias em pesquisa em direitos humanos”. “Fiquei muito feliz com a parceria da Uniara em relação a coordenação e organização desse primeiro Congresso em Direito Internacional de Lisboa, com foco em direitos humanos”, comenta.
O coordenador do Mestrado Profissional em Direito da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, ressalta o “orgulho e a alegria da participação massiva dos docentes e discentes do Mestrado e da graduação de Direito no evento”.
Mais detalhes sobre o Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos e sobre o curso Direito da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.