A Unidade Saúde da Família Doutor Euclides Crocce – Vale do Sol, na região noroeste de Araraquara, retomou o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET- Saúde) em parceria com o Ministério da Saúde e a Uniara. As atividades estavam paralisadas por conta da pandemia.
Com a retomada das atividades, o acolhimento ocorre nas segundas, terças e sextas-feiras, das 14h às 15h, na Academia da Saúde Thyrso de Almeida Leite, anexa à ESF do Vale.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto, acompanhou as atividades do grupo nesta segunda-feira (20).“O PET-Saúde está bem estruturado pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura e o acolhimento é realizado pelas alunas de psicologia e medicina da Uniara”, resumiu Damiano Neto.
A agente comunitária de saúde Camila Fuentes Phelipe, que atua na ESF Vale do Sol, colaborou para a criação do espaço Cantinho do Saber.
“O objetivo é incentivar as crianças para atividades de desenhos e leituras, enquanto os pais estão participando do PET-Saúde, na fila da vacina ou em outra atividade na unidade”, conta Camila que divulga a volta do PET-Saúde no bairro em que ele atua.
Pâmela Ribeiro, aluna do 4º de psicologia da Uniara, ressalta que o programa é aberto à população e o acolhimento ocorre em roda de conversa sobre assuntos de saúde mental e física.
“Nessas duas primeiras semanas abordamos o colesterol e os cuidados com a saúde da família. O tema é proposto pela comunidade e a roda de conversa tem café, bolos e sucos”, relatou Pâmela Ribeiro.
A aluna do 5º ano de medicina na Uniara Carolina Paschoal Cucci atuou também nesta segunda-feira na roda de conversa com moradoras do Vale do Sol.
Lançado em 2008, o PET-Saúde visa estimular práticas de ensino aprendizagem no trabalho em saúde em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS).