Há menos de uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ou Gripe, Araraquara atingiu apenas 50% de imunização dos grupos de risco. Na cidade, a campanha teve início em 10 de abril e vai até esta sexta-feira (31).
Este percentual está distante da meta proposta pela Secretaria Municipal de Saúde, que é atingir até 90% das pessoas que compõem os grupos de risco no município, conforme também preconiza o Ministério da Saúde em todo o País.
Na segunda-feira (27), em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, a gerente da Vigilância Epidemiológica (ligada à Secretaria Municipal de Saúde), Mariana Câmara, reiterou a importância da imunização.
“É uma vacina importante, extremamente segura, porque protege três tipos de vírus de Influenza que provocam internações e até óbitos. São vírus isolados no semestre anterior de cada ano para estudos, por exemplo, porque provocam tantas internações ou mortes”, explica a enfermeira.
Prioridade
Mariana Câmara repetiu os grupos de risco que precisam ser vacinados a cada ano: crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê no mínimo há 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, militares, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doença renal ou hepática, etc.
A documentação exigida para imunizar a criança, por exemplo, é a carteirinha de vacinação; o professor, o crachá; o militar, profissional de saúde, ou idoso, uma carteira de identidade; o doente crônico, uma receita ou declaração do médico.
Até a sexta-feira (31), a vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, em toda a rede municipal de Saúde de Araraquara, que contabiliza 33 postos. A relação dos postos pode ser encontrada no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), a partir do Menu da capa que disponibiliza a Secretaria de Saúde.