Início Araraquara Vereador de Araraquara participa como debatedor convidado no 59° Congresso da UNE

Vereador de Araraquara participa como debatedor convidado no 59° Congresso da UNE

O evento é o principal fórum deliberativo do movimento estudantil brasileiro

Entre os dias 12 e 16 de julho, ocorreu em Brasília o Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). O evento é o principal fórum deliberativo do movimento estudantil brasileiro, onde estudantes eleitos delegados em suas universidades se reúnem para discutir e eleger a nova diretoria e presidência da UNE.

 O Vereador de Araraquara, Guilherme Bianco, do PCdoB, participou como debatedor convidado, na mesa de debates intitulada “O papel das Universidades Estaduais no desenvolvimento regional e na produção da Ciência”.

Bianco enfatizou a importância das Universidades Estaduais Paulistas para a interiorização e popularização do Ensino Superior. Em sua fala, o vereador ressaltou “a necessidade de aumentar os investimentos nessas instituições, para garantir a contratação de professores e servidores, bem como ampliar as políticas de permanência estudantil, visando a inclusão de mais jovens no acesso ao ensino superior”.

Dentre as pautas principais aprovadas no CONUNE, destacam-se a luta pela redução dos juros e a exigência de mais investimentos na educação e no desenvolvimento do país. Os estudantes presentes no evento apontaram que a política de juros altos promovida pelo Banco Central sob a liderança de Campos Neto tem inviabilizado o crescimento econômico, restringindo o desenvolvimento que o Brasil tanto necessita.

Comprometido com as causas da Educação, Bianco ainda destacou que “a promoção da Educação é uma importante ferramenta transformadora da sociedade”. Os debates acerca do tema no CONUNE fortaleceram o papel das universidades públicas na construção de uma educação mais inclusiva e acessível para todos os brasileiros.

O Congresso da UNE proporcionou um espaço democrático para que jovens estudantes de todas as regiões do país pudessem expressar suas ideias e opiniões, reforçando a importância da participação ativa da juventude na construção de um futuro mais justo e igualitário. O Presidente Lula, o Ministro da Justiça Flávio Dino e o Ministro do STF Luís Roberto Barroso, além de outras lideranças nacionais, também estiveram no 59° CONUNE, debatendo com os estudantes.

Os estudantes defenderam que o foco do governo federal deve ser o investimento e a criação de vagas nas universidades públicas, pois consideram o desmonte na educação realizado durante o governo Bolsonaro como um ataque ao desenvolvimento e à soberania nacional. Eles enfatizam que a universidade e a educação são elementos cruciais para o projeto de reconstrução nacional.

Como parte dos esforços para garantir que estudantes em situação de vulnerabilidade e com baixa renda tenham a oportunidade de concluir seus estudos, foi aprovada a luta para tornar lei o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que contará com um orçamento anual de R$ 2,5 bilhões.

Além disso, a UNE liderará a batalha para regulamentar o ensino superior privado, com o objetivo de impedir aumentos abusivos nas mensalidades e combater a prática de oferecer 40% das aulas online em cursos presenciais. Eles também buscam evitar a compra e venda excessiva de instituições de ensino por grupos estrangeiros e especulativos.

Redação

Sair da versão mobile