Início Araraquara Vereadora questiona adoção de tarifa zero no transporte coletivo

Vereadora questiona adoção de tarifa zero no transporte coletivo

Tema foi promessa de campanha do atual prefeito Dr. Lapena (PL)

A vereadora Maria Paula (PT) apresentou, na sexta-feira (14), o Requerimento nº 2068/2025, solicitando que a Prefeitura encaminhe informações detalhadas sobre o planejamento e a política municipal referente à possível adoção da tarifa zero no transporte coletivo urbano. “A gratuidade no transporte público vem sendo adotada por diversos municípios brasileiros como medida de inclusão social, redução de desigualdades e estímulo ao uso de ônibus, ampliando o acesso da população a serviços essenciais, como saúde, educação, trabalho e lazer”, justifica a parlamentar.

No documento, Maria Paula dirige o pedido à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e à Controladoria do Transporte Coletivo, requisitando informações sobre estudos técnicos ou análises em andamento, critérios de viabilidade considerados pela Administração e eventuais propostas de aplicação parcial ou total da tarifa zero. A vereadora também questiona se a concessionária do transporte já foi consultada sobre o tema e solicita acesso a posicionamentos, condicionantes e cenários financeiros analisados. A transparência sobre custos, impactos orçamentários e formatos de execução, segundo ela, é essencial para orientar o debate público.

“Aprimorar a compreensão sobre planejamento, custos e possibilidades de implementação é um passo importante para que o município avance na construção de políticas públicas inclusivas na área da mobilidade. Assim, o requerimento busca fornecer subsídios técnicos que permitam ao Legislativo acompanhar e fiscalizar o tema”, acrescenta a vereadora.

Sair da versão mobile