Em resposta à crescente preocupação com a segurança dos motoristas de aplicativo em Araraquara, uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (30) na sede da cooperativa MoradaCar. O encontro contou com a presença dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Geani Trevisóli (PL) e Guilherme Bianco (PCdoB), além da diretoria e cooperados da MoradaCar.
Durante a reunião, o presidente da cooperativa, Thalys Umberto Bagli, destacou a recente onda de assaltos que tem afetado os motoristas de aplicativo na cidade. “Foi uma roda de debate muito produtiva com os vereadores. Nós, da MoradaCar, apresentamos algumas ferramentas para inibir os meliantes a cometerem esses crimes. Queremos reunir a categoria para um debate de ideias que ajude a chegar a uma solução para o bem comum dos motoristas”, salientou.
Na ocasião, Thalys apresentou sugestões para melhorar a segurança dos trabalhadores, enfatizando as funcionalidades do aplicativo da MoradaCar, lançado no ano passado. O aplicativo inclui um botão de pânico que permite ao motorista solicitar ajuda discretamente, enviando um alerta para a base da cooperativa e para outros motoristas nas proximidades, que são orientados a seguir o veículo sem realizar abordagens diretas.
Além disso, foi anunciado que representantes da cooperativa se reunirão com o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Coronel Adalberto José Ferreira, para discutir medidas adicionais de proteção para os motoristas. Também ficou decidido que será realizada uma audiência pública no dia 26 de maio, das 14h às 16h, na Câmara Municipal, que terá o propósito de abordar o tema da segurança dos motoristas de aplicativo.
Alcindo Sabino destacou a necessidade de uma ação conjunta para enfrentar a crescente onda de assaltos a motoristas de aplicativo em Araraquara. “É fundamental estabelecermos uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança para intermediar junto à Polícia Militar uma estratégia eficaz que não apenas previna, mas também investigue com maior eficiência essas ações criminosas que vêm ocorrendo com frequência alarmante em nossa cidade. Vamos levar esse debate para a audiência com o propósito de chegarmos a medidas concretas para garantir a segurança dos motoristas de aplicativo e da população em geral”, afirmou o parlamentar.
Para Guilherme Bianco, o problema deve ser resolvido de modo emergencial. “É urgente que o poder público se envolva na defesa da segurança dos motoristas de aplicativo. Tendo em vista a relação precarizada de trabalho oferecida pelos aplicativos, é necessário que sejamos uma força para acolher e amparar esses trabalhadores”, pontuou.
Geani Tevisóli frisou a importância de um debate mais aprofundado em torno do tema. “É muito importante discutimos estratégias e ações para garantir a proteção de todos os envolvidos, além de reforçar a importância de oferecer um serviço seguro e confiável. Por isso, o diálogo junto aos cooperados e parceiros do aplicativo MoradaCar é de extrema importância, pois desta forma, conseguimos buscar soluções que garantam um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Lembrando que indiretamente essas melhorias também atingem seus usuários”, destacou.
MoradaCar
A MoradaCar, fundada em 29 de agosto de 2022, integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de Araraquara. A cooperativa já desenvolveu diversas iniciativas, como cursos de mecânica e parcerias com oficinas, visando o bem-estar dos cooperados. A nova sede da MoradaCar, inaugurada em março de 2024 no Terminal Rodoviário de Araraquara, oferece estrutura para descanso, alimentação e suporte administrativo aos motoristas.
Situação preocupante
A situação dos motoristas de aplicativo em Araraquara tem sido preocupante. Segundo a categoria, foram 12 assaltos em um período de 30 dias. As autoridades locais estão investigando os casos e buscando soluções para garantir a segurança desses profissionais.