Por mês, a Vigilância Sanitária de Araraquara expede cerca de três mil documentos, entre licenças e laudos, e realiza, no quadrimestre, mais de 12 mil inspeções nas áreas de Saúde e Alimentação. As informações foram repassadas, na quinta-feira (3), aos vereadores Jéferson Yashuda (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas), em vistoria ao prédio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. O local ainda abriga as gerências Ambiental, Doenças Sexualmente Transmissíveis, de Zoonoses e de Vigilância Epidemiológica.
As inspeções nos estabelecimentos comerciais são feitas por uma equipe composta por 29 fiscais que trabalham em turnos. Uma forma de otimizar os recursos e não gerar custos extras ao município, assinala a gerente da Vigilância Sanitária, Silvia Adalberto. “Até que temos uma boa estrutura e uma equipe capacitada”, informou. “O local após adequações realizadas desde quando foi inaugurado atendeu melhor as necessidades dos servidores e dinamizando o serviços prestados a população”, ressaltou Roger.
Segundo Silvia, a sede foi inaugurada em 2016 e construída pensando nas necessidades do setor. A instituição também é responsável pela realização de notificações de óbitos e de doenças, como a dengue. O espaço ainda acondiciona vacinas vindas do Ministério da Saúde para posterior distribuição nas unidades de saúde e emite o Certificado Internacional de Vacinação. “São serviços de extrema importância para a população”, reforçou Yashuda.
Serviço
Vigilância Sanitária
Avenida Antônio Ivo Magnani, nº 430, Fonte Luminosa – Cear
Atendimento das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Telefone: (16) 3303-3114