Dizer que a violência nesse espaço não existe seria uma leviandade. Porém deve-se compreender a violência ai inscrita.
Óbvio que a violência não é tema agradável para discussão. Porém faz-se necessário , uma vez que não há como dar as costas a ela.
Primeiramente deve-se buscar compreender qual violência é essa que caminha passo a passo com nosso cotidiano. Dizer que violência é coisa de nossos dias, de nossa época, é falácia .Quanto a história , poder-se-á encontrar passagens violentas, vide as guerras com inomináveis atrocidades que aconteciam, até por ocupação de territórios…A violência de outrora era dirigida, não que isso justificasse- mas tinha nome, digamos.
Hoje, no meu entender, muitos elementos, contribuem para ela. Um deles é determinado segmento da mídia ao apresentar fartas mesas com quinquilharias , direcionando o desejo dos indivíduos. Ai e inicia um fenômeno que a cada dia se reproduz. Não que seja a causa única , mas contribui de forma intensa , já que a mídia tem o poder de manipular a massa despreparada. Somando a isso há a desumana distribuição de renda. Enfim, poder-se-ia elencar um cem números de elementos que levam a essa violência gratuita.
E a escola? Qual o seu papel? Penso que é dever passar conhecimento, informar, firmar e confirmar os valores positivos do caráter do aluno, direcionando os jovens no caminho da cidadania. O dever da escola é o de ensinar. Sua função não é policialesca. A sociedade, os governantes é que devem descobrir meios para coibir a violência. Acredito que o início efetivo ao combate à violência não deva começar “lá” de cima, atente, não “Lá” de cima.
E a violência na escola? E preocupante sim, Mas ela não é culpada, recebe jovens de diversos segmentos da sociedade, trabalha com todas as diferenças. É o receptáculo de toda sociedade desestruturada e repleta de vícios.
Apesar do desleixo de nossos governantes, acredito que a falta de respeito crescendo a cada dia , sem que nada se faça para coibir. A escola ainda é o melhor local, o mais proveitoso , para o abrigo dos jovens. A maioria faminta, onde a “concorrência ”entre os próprios jovens levam a escola aos atual caos… onde o desrespeito a seu semelhante é a constante.
Para mim a mídia, a falta de estrutura da família, os elementos abaixo da linha da pobreza,( que não tem culpa de sê-lo), são com certeza a consequência da violência dentro das escolas.
Os menos culpados estão dentro dela, os jovens…pois vivem em meio a tanta falta de respeito que aprendem com aqueles que deveriam dar bons exemplos… Aqueles que nos governam. O mal exemplo não vem de baixo, sim, de cima.
Aos mestres meu respeito, pois de vocês, apesar de todo sacrifício não merecido, nossa nação necessita e muito , pois quem deveria dar bons exemplos está ocupado em suas pérfidas mazelas e seus maus exemplos.