Início Artigos Abandono social

Abandono social

Suze Timpani

Em 2013, qdo foi reinaugurada a Biblioteca Municipal Mario de Andrade, discursos inflamados gritavam contra a colocação de grades em seu entorno. (Não vou printa-los e coloca-los aqui, pois acredito ser deselegante).
Mas diziam claramente que estavam privando a população do espaço público e que isso era falta de ações sociais do antigo governo e que algo era necessário ser feito urgentemente. “Não era um governo solidário e participativo”.
Sabíamos que na realidade aquilo foi feito para proteger a casa do saber, pois o vandalismo e pessoas em situação de rua estavam tomando posse do espaço.
Hoje vejo que os mesmos que atiraram pedras nas grades, levantaram um cercado em torno do Teatro Municipal para protegê-lo do mesmo problema do passado. Mas o problema não é o cercadinho.
As perguntas que ficam são: O que tem sido feito para melhorar a situação dos moradores de rua ? Quais as ações sociais do novo governo para que vândalos não ataquem o patrimônio público ? Quais as ações contra o tráfico de drogas e “bocas” que se espalham pela cidade ?
Pelo que percebo nas ruas por onde passo, não houve grandes avanços, apenas paliativos, promessas de melhorias, verbas que nunca chegam, pessoas em situação de miséria, usuários de drogas nas praças precarizadas,ruas esburacadas, abandono, revolta e tristeza.
O cercadinho do Teatro pouco importa, o que incomoda são olhos que insistem em não enxergar o obvio.

Redação

Sair da versão mobile