Início Araraquara Araraquara ontem e hoje: 206 anos de história –

Araraquara ontem e hoje: 206 anos de história –

A criação da Escola de Farmácia e Odontologia de Araraquara nos anos 20, coroou o esforço dos homens da época por dotar a cidade com educação em todos os níveis. Mais tarde, a construção da Avenida Bento de Abreu, do Gigantão e do novo Teatro abriram uma nova era urbanística e na arquitetura local

Os mais antigos cursos na Unesp e uma Avenida para o futuro

Hamilton Mendes – Colaboração

No dia 2 de fevereiro de 1923, o então presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Bento de Abreu Sampaio Vidal, leu durante Sessão da Casa o estatuto da Associação Escola de Pharmacia e Odontologia da cidade, aprovado em seguida pelos parlamentares, marcando o nascimento da primeira escola de ensino superior da cidade.

A Escola de Pharmacia e Odontologia foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto n. 4303 (31 de outubro de 1927), e mais tarde, já nos anos 30, por iniciativa de José Maria Paixão, que tinha bastante influência junto ao Governo Vargas, o estabelecimento de ensino obteve reconhecimento federal.

Mais tarde, as duas faculdades foram desmembradas, passando a denominar-se Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Odontologia (30 de janeiro de 1976) com a criação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Lei n. 952), passando a integrar a UNESP.

Os dois cursos já contavam com mais de 50 anos de história quando passaram a fazer parte da Unesp, e são considerados os mais antigos de suas Unidades.

Já nos anos 50 e 60, quando Araraquara vivia grande expansão urbana, chegou à cidade os Tróleibus (ônibus elétricos) e inaugurou-se a primeira grande avenida da cidade, a Bento de Abreu, inaugurada com um grande evento automobilístico, o 1º Circuito Automobilístico de Araraquara, quando os principais pilotos do Brasil, e suas máquinas maravilhosas (a indústria do automóvel começava a decolar no país), se enfrentaram na Bento de Abreu e naquela que já er5ao início da Avenida 36.

Mais tarde, já nos anos 70, a avenida recebeu uma das mais importantes obras de sua história, o atual Teatro Municipal, construído com formas e modernas em um projeto futurístico, dotando novamente a cidade de uma Casa de Espetáculos, já que o antigo Teatro, levantado no início dos anos 10 pelos homens que construíram a Nova Araraquara fora demolido em 1965, dândi lugar ao prédio da Prefeitura Municipal.

Imagens:

Na primeira imagem, no ano de 1930 alunos da Faculdade de Farmácia realizaram experiência de conversão de motores movidos à gasolina para álcool. Foi a primeira experiência do gênero realizada no país, lembrando que Araraquara já era grande produtora de cana. Os alunos e professores converterão os motores e realizaram uma viagem ida e volta até São Carlos. Deu tudo certo! A experiência foi um sucesso e a foto acima registra o momento em que todos chegaram diante do prédio da faculdade. Importante lembrar o lançamento, pelo Governo federal, do Programa Pró Álcool, que incentivou às montadoras brasileiras a produzirem carros movidos à álcool só aconteceu no final dos anos 70 

Redação

Sair da versão mobile