A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) e já imunizou 10.500 araraquarenses, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Nesta fase da campanha, pessoas acima de 60 anos (idosos) e profissionais da área da Saúde são o público-alvo.
Por causa da alta procura e do repasse das vacinas estar sendo feito de forma gradativa, a campanha precisará ser suspensa nesta terça-feira (24) e será retomada na quarta (25), como explica a secretária da Saúde, Eliana Honain. O problema também atingiu outras 24 cidades da nossa região.
A partir de quarta-feira, o NGA-3 (Núcleo de Gestão Assistencial) entrará na campanha de vacinação contra a gripe e em um modelo diferente: o ‘drive-thru’, já que o paciente não precisará sair de seu automóvel para ser imunizado.
O acesso será feito pela Rua Padre Duarte (Rua 4), na esquina com a Avenida José Bonifácio, no Centro, das 7h às 13h. “As consultas eletivas foram suspensas no NGA-3. A unidade estará disponível durante toda a manhã para esse atendimento. A pessoa não vai precisar nem descer do carro”, diz Eliana.
Também nesta semana, a Secretaria de Saúde dará início ao método ‘casa a casa’ para vacinação de idosos acamados.
Outra novidade é que o curso de Medicina da Uniara (Universidade de Araraquara) está em parceria com a Prefeitura. “Alunos e docentes estão conosco atendendo na Ouvidoria da Saúde [0800-771-7723]. Além disso, alguns docentes estão vacinando essa população-alvo nos locais próximos de onde moram, em edifícios e condomínios. Estamos com duas frentes: vacinação e atendimento da população. Agradecemos demais a disponibilidade da universidade em ajudar”, esclarece a secretária de Saúde.