Início Araraquara Centro da Juventude será reformado e ampliado

Centro da Juventude será reformado e ampliado

Plenária Temática da Juventude foi realizada nesta quarta-feira (21) na Escola Industrial

Na noite desta quarta-feira (21), a ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial, sediou a Plenária Temática da Juventude do Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. Com a participação de 191 pessoas, a obra eleita como prioridade, com 80 votos, foi a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. Na Plenária Temática da Juventude, os jovens têm a oportunidade de eleger uma obra ou programa que atenda diretamente às suas necessidades em toda a sua diversidade no seu dia-a-dia.
O coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, elogiou o comprometimento dos jovens na plenária. “Foi muito bonito ver a juventude de Araraquara tão engajada a tomar parte na vida política da cidade. Cerca de 200 jovens debatendo ideias e propostas é mais uma prova da importância do Orçamento Participativo, que além de tornar a população protagonista no processo de tomada de decisões, também tem a função de estimular e incentivar a participação popular. Quando se diz que a juventude não tem interesse em participar da vida pública, pouco se fala da falta de canais e meios de participação. O OP é um meio legítimo e reconhecido pelos jovens e isso é uma grande conquista para nós.
Para o assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, a reforma e ampliação do Centro da Juventude é de extrema importância para promover o desenvolvimento e o bem-estar dos beneficiários que são acolhidos no local. “Ao oferecer um espaço renovado e ampliado, o centro possibilita a realização de mais atividades educacionais, culturais e esportivas, além de fornecer suporte psicossocial e orientação profissional para os mais jovens. Essa iniciativa do OP Temático valoriza a juventude, estimula o protagonismo e contribui para a construção de um futuro mais promissor, garantindo oportunidades igualitárias e o pleno potencial desses jovens”, avaliou.

A plenária contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), dos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Plenárias do OP
A edição 2023 do OP conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. Na última sexta (16), foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. As outras temáticas são as Plenárias dos Idosos e Plenária da Cidade.

A fase regional conta ainda com 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional, que apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Próxima plenária

O Orçamento Participativo terá sequência na próxima quarta-feira (28), às 19h, com a Plenária da Região 2, que será realizada na Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE), que fica na Rua Mondo Archimedes, 620, Jardim Aclimação.

A Região 2 envolve os bairros Jardim Brasília, Jardim Celiamar, Jardim das Acácias, Jardim das Magnólias, Jardim das Margaridas, Jardim das Roseiras, Jardim Gardênias, Jardim Imperador I e II, Jardim Marivan, Jardim Morada do Sol, Jardim Santo Antônio, Jardim Uirapuru I e II, Jardim Vale das Rosas, Loteamento Estrela, Loteamento Kanashiro, Parque Atlas, Vila Velosa I e II, Chácara Velosa I e II, Condomínio Piemonte, Condomínio Vale do Campo, Jardim Aclimação, Jardim do Bosque, Jardim Maria Luiza III, Jardim Adalgisa, Jardim Amagire, Jardim Jorge Lauand, Jardim Maggiore, Jardim Primor, Jardim Tinen, Jardim Zavanella, Parque Aquiles, Residencial Piemonte, Residencial Vale do Campo, Sítio São João e Vila Sedenho.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

Redação

Sair da versão mobile