Procurado por moradores que vivem nas proximidades dos Pontos de Entrega de Entulho e Volumosos (PEV), se queixando sobre a poeira gerada durante a realização dos descartes nesses locais, o vereador Lucas Grecco (PRD) encaminhou ao Executivo duas indicações, nas quais sugeriu a implantação de medidas redutoras da dispersão desses resíduos.
Inicialmente, a solicitação contemplava o PEV do Jardim Capri, localizado na avenida Tocantins, nº 273, no Parque Gramado. Notando ainda que a mesma situação se repetia em vários pontos da cidade, estendeu o pedido para os outros bairros que abrigam os espaços, também conhecidos por bolsões.
Em sua justificativa, o parlamentar relata que a maneira como o procedimento é feito atualmente afeta a saúde respiratória da população vizinha a esses pontos, que acabam inalando as partículas que ficam em suspensão no ar após a dispensa dos materiais. As propostas apresentadas no documento seriam a colocação de água nas carrocerias dos veículos durante a entrega dos resíduos e a distribuição de cascalho ou pedrisco na entrada de cada PEV.
Solução
Ada Maria Matheus Salmazo, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), informou que já foram feitas adequações no Jardim Capri. Entre as ações adotadas estão a irrigação do pátio com o auxílio de uma mangueira nos horários de maior geração de poeira e a mudança na área alocada para as caçambas, que agora ficam distantes das residências.
Para os outros bolsões serão instalados sistemas de irrigação em algumas unidades, com colocação de barreiras verdes e utilização de caminhões pipa. “Salientamos que continuamos a monitorar as atividades do PEV para avaliar a efetividade das medidas adotadas”, finaliza Ada.