Por conta desse evento, as pessoas ou famílias que possuem resíduos eletrônicos inutilizáveis na cidade, e querem dar um destino ambientalmente correto, devem levá-los até a Praça Pedro de Toledo (no Centro) para que sejam coletados e destinados devidamente.
Podem ser descartados aparelho celular, baterias, cabos e carregadores, caixa de som, calculadoras, cartucho, toner, cd room, cpu, dvd, estabilizador, fotocopiadora, hd, impressoras, monitor, mouse, no break, placa de rede, placa de vídeo, placa mãe, processador, teclado, fax e aparelho telefone, microondas, scanner, ventilador, liquidificador, tvs, freezer e geladeira, entre outros.
O Daae ressalta a importância do descarte dos resíduos eletrônicos de forma correta e a preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico que vem crescendo em todo o mundo nos últimos anos.
Quando descartados de forma incorreta, esses produtos liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo podendo atingir o lençol freático. As substâncias também podem poluir grandes regiões, causar danos ao meio ambiente e à saúde de animais e consequentemente aos humanos.