Início Araraquara Documento da Câmara pede mais proteção para áreas de preservação ambiental

Documento da Câmara pede mais proteção para áreas de preservação ambiental

Moradores do entorno das reservas florestais existentes no Jardim Santa Clara e no Parque Gramado se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), em busca de uma solução para transtornos que estão enfrentando.

Vale ressaltar que Araraquara conta com as Zopa (Zonas de Proteção Ambiental), que constituem áreas territoriais com características de uso e ocupação definidas por Reservas Florestais, que têm por objetivo a preservação, proteção e conservação dos recursos naturais.

“Felizmente, Araraquara possui estes ambientes distribuídos por vários bairros, que são indispensáveis para a vida dos ecossistemas ali presentes, mas, uma pequena parte da população ainda não se conscientizou da importância das áreas e as utilizam para depositar lixo, entulho ou descartam restos de inservíveis”, disse Boi, ressaltando que “o próprio poder público deve envidar esforços para manter as reservas bem cuidadas”.

Por essas razões, o parlamentar encaminhou ao Executivo a Indicação nº 1831/2021, solicitando a realização, com a máxima celeridade, de serviços de recuperação nas reservas florestais do Jardim Santa Clara e do Parque Gramado, já que as áreas estão entrando em estado de degradação. Boi argumenta que esses espaços, tão importantes, estão sendo transformados em verdadeiros lixões, o que ocasiona vários transtornos à população do entorno e ao meio ambiente.

O documento pede serviço de zeladoria, com limpeza e retirada desses inservíveis, capina do mato alto, recuperação dos pontos degradados e a instalação de cerca, objetivando evitar o acesso e garantir a preservação das duas reservas.

Redação

Sair da versão mobile