Início Araraquara Edmundo Lupo e Frederico De Marco ‘presentes’

Edmundo Lupo e Frederico De Marco ‘presentes’

E no aniversário de Araraquara, nada melhor que presentes!

Por Ronesier

Este mês Araraquara ganhou presentes históricos, como o exemplar original do O Imparcial de 22 de agosto de 1952, edição especial de aniversário da cidade 70 anos atrás. E mais, ganhou também o documento original de 1953 da Câmara Municipal, propondo um apoio amplo da sociedade ao ofício recebido da Fundação Nobel que cogitava a indicação do Prêmio de Física para as Chuvas Artificiais realizadas por Frederico De Marco e Edmundo Lupo na cidade, em 1940.

Estes presentes de aniversário, que incluem outros documentos históricos como a cópia do ofício da Fundação Nobel, foram enviados pelo jornalista Edson Gabriel Moyses, sobrinho-neto de Frederico De Marco. O jornalista já esteve em Araraquara em 2018 e, no Hotel Fazenda Salto Grande onde se hospedou, fez a doação do acervo completo do cientista para futuras exposições na cidade, que sempre acolheu bem o seu tio-avô.

E não são presentes do passado, são do presente mesmo! Atualmente, mais de 50 países incluindo as grandes potências como: EUA, Rússia, China, Emirados Árabes e Índia utilizam os mesmos métodos e patentes das Chuvas Artificiais para atenuar estiagens, repor reservatórios de água, apagar incêndios florestais e até produzir neve em estações de esqui.

As patentes das Chuvas Artificiais do Dr. Frederico De Marco, assim como outras invenções suas, já datavam de décadas antes. Mas foi a partir daquele primeiro voo com Edmundo Lupo que o nome do cientista e de Araraquara passaram a ser reconhecidos na comunidade científica internacional. Ao ponto de Frederico De Marco trocar correspondências com renomados cientistas como Albert Einstein, e até visita-los pessoalmente na Europa.

O que pretendemos com este acervo é realizar uma grande exposição e apresentar ao público vários documentos e reportagens do passado, sendo associados a notícias atuais no mundo todo. Demonstrando assim, para Araraquara e para o Brasil, a importância no presente da relação histórica entre os dois amigos no passado: Edmundo Lupo e Frederico De Marco.

Câmara Municipal de Araraquara Gabinete do Presidente.

Em 30 de janeiro de 1953.

Em vista do ofício da Fundação Nobel, muito significativo, a Câmara Municipal de Araraquara apela para o espírito patriótico de todos os brasileiros, no sentido de que promovam e apoiem a campanha em favor do Prêmio Nobel para as experiências de chuva artificial em Araraquara.

Respeitosas saudações

Mário Ananias – Presidente –

*Ronesier: Pesquisador, jornalista, Produtor de Arte e Curador do acervo do médico e cientista Prof. Dr. Frederico De Marco.

Redação

Sair da versão mobile