Ariane Padovani
A 103ª edição da tradicional Feira do Carmo começa no próximo dia 6 de julho e já está com todos os stands comercializados. A maior feira popular do estado de São Paulo acontece até o dia 15 de julho, sempre das 10h à meia noite, com exposições, artesanatos, comidas típicas e shows diários.
De acordo com Germano Batista, da Gravadora Continental Music, empresa que organiza a feira para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, para este ano é esperado um público de 370 mil pessoas, 70 mil a mais do que no ano passado. “A feira começa às 10h da manhã e vai até meia noite, então é um público rotativo, a qualquer hora está lotado. E este ano a gente inovou em uma porção de coisas. Nós aumentamos mais as ruas, dobramos o tamanho, de 5 para 10 metros de largura, ficou bem confortável”, contou Germano.
Boatos de preços abusivos
Germano desmentiu a informação passada por um comerciante da cidade que acusou a organização da feira de cobrar o valor abusivo de R$20 mil por stand. “A feira é muito tradicional, tem 103 anos. Eu tenho barraqueiros que vão lá há 30, 40 anos, então eles não cedem o espaço para ninguém. Eu não tenho como botar uma barraca em cima da outra, principalmente na parte de alimentação. Aí tem um pessoal da cidade que fica fomentando um monte coisas, fica inventando história. Como é que eu vou vender um negócio que eu não tenho nem espaço mais?”, explicou o empresário.
Ainda segundo Germano, os stands são comercializados a R$ 4 mil e o lucro é revertido para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. “A gravadora fez um contrato com a Igreja, nós fazemos a produção da feira e eles acompanham o evento. O evento é da igreja. É claro que nós tiramos toda a despesa, pois ela é grande, é uma feira totalmente coberta, padronizamos com stands. Ninguém põe dinheiro lá, a prefeitura só cede o espaço e dá apoio logístico, da Secretaria de Saúde e de Trânsito, para interditar as ruas, eles são apoiadores. É um evento catalogado do município, está no calendário nacional de eventos”, explanou Batista.
Programação religiosa da Igreja
No dia 6 de julho, sábado, às 17h será realizada a missa de abertura dos festejos e tradicional coroação de Nossa Senhora do Carmo pelas crianças da catequese.
De 7 a 15 de junho, haverá novena em honra a Virgem do Carmo nos seguintes horários: Segunda a sexta-feira, às 19h30; Sábados, às 17h e Domingo, às 19h
Dia 16 de julho será comemorado o Dia de Nossa Senhora do Carmo. A Paróquia realizará missas às 7h, 10h, 15h, 19h30, seguidas da procissão luminosa. Em todas as missas haverá benção e imposição do Santo Escapulário. Durante todo o dia 16 haverá a venda de bolo festivo da padroeira.
Programação de shows
06 de julho, sábado – Mary Silvestre e Luan Marçal
07 de julho, domingo – Ronaldo César
08 de junho, segunda-feira – Thiago Chagas
09 de julho, terça-feira – Cajuru & Vitor Lima em Tributo a José Rico
10 de julho, quarta-feira – Turma do Samba
11 de julho, quinta-feira – Matheus Carreiro
12 de julho, sexta-feira – Jaime & Fernando
13 de julho, sábado – Zé Lucas e Renan e Ryan Camargo
14 de julho, domingo – Seresteiro do Samba
A entrada é franca. A Feira do Carmo é realizada ao lado do Sesc, na Avenida Presidente Vargas, no bairro Quitandinha.